Portugal conhece grupo para Mundial 2025
Portugal conheceu esta quarta-feira o sorteio do Mundial de 2025, a realizar em Zagreb, na Croácia. A Seleção Nacional ficou no grupo E e vai defrontar a Noruega, o Brasil e os Estados Unidos.
Os Heróis do Mar estavam incluídos no pote 2 e acabaram por ficar com um dos cabeça de série teoricamente mais acessíveis. Frente aos noruegueses, em 2024, os portugueses somam uma vitória - registada na Main Round do Europeu 2024 - e uma derrota, no torneio pré-olímpico.
32 teams, 8 groups, 1 trophy 🏆 The road to the 29th IHF Men's World Championship title begins with this 👇 preliminary round setting 💥#CRODENNOR2025 #inspiredbyhandball pic.twitter.com/BIdntaIdi7
— International Handball Federation (@ihfhandball) May 29, 2024
Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional, vê dois encontros «duros» frente aos nóridicos e sul-americanos.
«Uma vez mais, vamos jogar na casa de um dos organizadores, mas estamos mais ou menos habituados a isso. E depois temos o Brasil, que é sempre uma seleção difícil, temos que nos prepara muito bem para poder ultrapassar esta equipa. Os Estados Unidos tiveram um wildcard para participar neste Mundial, nós somos melhores, mas é uma seleção que, pouco a pouco, tem vindo a melhorar», disse em declarações à Federação de Andebol de Portugal.
Portugal vai iniciar a competição frente aos Estados Unidos a 15 de janeiro, seguindo-se o Brasil no dia 17 e a Noruega a 19. Todos os encontros vão ser jogados na Unity Arena de Oslo. Refira-se que os três primeiros avançam para a Main Round e o quarto cai para a Presidents Cup.
Vale a pena recordar que, em 2023, a Seleção Nacional terminou o Mundial em 13.º, depois de ganhar o seu grupo e ter terminado a ronda principal em quarto. Já os escandinavos acabaram em 6.º, ao passo que Brasil e Estados Unidos foram 17.º e 20.º, respetivamente.
O Campeonato do Mundo de 2025 vai ser disputado entre 14 de janeiro e 2 de fevereiro, em três países: Noruega, Croácia e Dinamarca, país cuja seleção é campeã em título.