Portugal conhece adversário para play-off do Mundial 2025
Realizou-se este sábado o sorteio do segundo play-off de acesso ao Mundial de 2025, no qual a seleção nacional portuguesa ficou a saber que vai defrontar a Bósnia e Herzegovina. As partidas dos Heróis do Mar vão ser jogadas nos dias 8 e 12 de maio de 2024, e a primeira vai ser disputada em casa.
O selecionador nacional, Paulo Jorge Pereira, já reagiu à 'sorte' lusa, e considera que jogar primeiro em Portugal é uma «desvantagem».
«A Bósnia é sempre um adversário que temos que analisar muito bem – como todos os outros oponentes – são apenas dois jogos, onde não podemos ter um mau dia porque pode-nos colocar dificuldades. Vamos trabalhar para que isso não aconteça, vamos em frente para a sétima competição consecutiva. Acredito que jogar em casa primeiro é sempre uma desvantagem, tal como aconteceu para o Mundial 2023, mas acabámos por conseguir corrigir no jogo fora, portanto temos que usar o exemplo dos Países Baixos para disputarmos esta qualificação», detalhou.
A Bósnia já foi adversária da turma lusa em três jogos oficiais. Os portugueses venceram o último duelo, referente ao Euro 2020 (27-24), mas no apuramento do Campeonato do Mundo de 2015, apesar cada seleção ter vencido um jogo (31-29 para Bósnia e 27-26 para Portugal), o conjunto dos Balcãs eliminou a formação lusa.
Refira-se que os Heróis do Mar saltaram a primeira fase por se terem qualificado para o Euro 2024. O Mundial 2025 vai ser realizado entre 14 e 29 de janeiro na Croácia, Dinamarca e Noruega. Para além dos anfitriões, França, Alemanha e Suécia também já garantiram qualificação para a prova devido aos resultados no Campeonato da Europa de 2024.