Polónia recusa Southgate por causa de Fernando Santos: «Foi doloroso»
Gareth Southgate esteve interessado em ser selecionador da Polónia. Após a saída de Michal Probierz do cargo, os representantes do treinador contactaram a Federação Polaca de Futebol… que o recusou.
O treinador de 54 anos está livre desde que terminou o período de oito anos à frente da seleção de Inglaterra, após perder a final do Euro 2024 para Espanha. No entanto, o presidente da Federação não se deixou convencer pelo registo de Southgate à frente da seleção dos Três Leões. (que também perdeu a final do Euro 2020).
«Foi-nos feita uma proposta para o contratar, mas temos de nos lembrar da questão fundamental: nenhum treinador estrangeiro nos dará a garantia de que iremos ao Mundial. Se ele nos desse essa garantia, eu contratá-lo-ia de imediato», disse Cezary Kulesza em entrevista aos polacos do Przeglad Sportowy.
Para explicar o argumento, Kulesza recordou a passagem de Fernando Santos pela Polónia: «Fernando Santos é um exemplo perfeito. Um treinador de sucesso, um grande nome, toda a gente o aplaudiu, e o que aconteceu foi surpreendente e doloroso para todos nós.»
Fernando Santos, atual selecionador do Azerbaijão, assinou pela Polónia depois de deixar Portugal após o Mundial 2022. À frente dos polacos, somou três vitória e três derrotas. Venceu a Alemanha (1-0) num jogo particular, mas foi despedido devido a derrotas com Moldávia e Albânia na fase de qualificação para o Euro 2024.
Kulesza ainda explicou que pretende contratar Maciej Skorza para o cargo, polaco que agora está no Mundial de Clubes à frente do Urawa Red Diamonds.
A Polónia já iniciou a fase de qualificação para o Mundial 2026, somando duas vitórias e uma derrota nas primeiras três jornadas de um grupo que inclui Países Baixos, Finlândia, Lituânia e Malta.
Vídeo sugerido: