Peso pesado do Benfica de saída no fim da época
A temporada 2025/26 ainda nem a meio vai, mas o Benfica já vai planeando e desenhando o plantel da equipa de hóquei em patins da próxima época e dele não fará parte Lucas Ordóñez. O experiente avançado argentino, de 37 anos (cumpre os 38 em abril próximo), termina contrato no final da época, depois de ter prolongado a ligação por mais um ano no início desta, e não vai renovar.
Lucas Ordóñez chegou à Luz em 2018/19, vindo do Barcelona, e ao longo destas oito temporadas tornou-se num dos nomes com maior peso na equipa e os números facilmente o comprovam: apontou, até agora, 297 golos em 304 jogos e tem um palmarés recheado com um campeonato, duas Supertaças e três Elite Cup.
Depois de Carlos Nicolía ter abandonado no final da temporada passada, Lucas Ordóñez será o senhor que se segue, uma vez que no Benfica a ordem é para ir dando o lugar aos mais novos na frente de ataque. E, nesse sentido, a grande aposta no hóquei em patins encarnado para as próximas temporadas é Viti, jovem avançado de 19 anos que já marcou quatro golos em nove jogos pelas águias em 2025/26 e deverá assinar um novo contrato de longa duração.
Se na frente o Benfica vai deixar cair a experiência e apostar na juventude, na baliza e na defesa o caso será diferente, já que o guarda-redes Pedro Henriques, 35 anos, e o defesa Diogo Rafael, também 35, terminam igualmente contrato no fim da época e serão convidados a renovar. O guardião viu a concorrência aumentar exponencialmente esta temporada com a chegada do argentino Conti Acevedo e tem dividido a titularidade com o ex-Óquei Barcelos, enquanto Diogo Rafael é prata da casa e avançará para a 18.ª temporada na equipa.
Com a troca de Lucas Ordóñez por Viti, o plantel para 2026/27 não deverá, salvo alguma oportunidade irrecusável no mercado, sofrer mais alterações. Recorde-se que com a reeleição de Rui Costa como presidente, Tomás Barroso é o novo vice-presidente responsável pelas modalidades, depois de vários anos com Fernando Tavares no cargo.
Artigos Relacionados: