Selecionador Pep Clarós e Dundão no treino da seleção angolana de basquetebol
Selecionador Pep Clarós e Dundão no treino da seleção angolana de basquetebol

Pep Clarós: «O calendário não está bem»

O selecionador nacional de basquetebol de Angola critica as janelas de apuramento da FIBA, alertando para a injustiça de as seleções não poderem contar com os seus melhores atletas nos momentos decisivos.

No arranque   da   preparação   para   os   compromissos   da   Seleção   Nacional   de Basquetebol, o selecionador Pep  Clarós   não   escondeu insatisfação relativamente ao atual sistema de janelas de qualificação implementado pela FIBA.

Embora reconheça méritos na competitividade do sistema, o técnico espanhol aponta falhas graves no planeamento do calendário internacional. «É um sistema de competição que está muito bem em termos de que toda a gente tem opções, isso está bem. Mas o calendário penso que não está bem, afirmou, categoricamente.

Para Clarós, a realização de jogos decisivos durante o inverno europeu e americano entra em conflito direto com a atividade profissional dos atletas nos seus clubes. «Que o calendário seja no verão parece-me correto porque os jogadores têm atividade profissional  com  os  seus  clubes...   O   que se  passa   é   que   quando   dás   todas   estas possibilidades e estás a jogar com jogadores que não podem treinar nos meses de fevereiro e Novembro, penso que não é o caminho correto.» 

O selecionador destacou o risco de seleções teoricamente mais fortes serem prejudicadas por não conseguirem reunir  as principais unidades. O  técnico exemplificou com o cenário de seleções africanas que possuem vários ativos na liga norte-americana (NBA), os quais ficam impossibilitados de dar o seu contributo devido ao formato e timing do apuramento.

Angola defronta nesta 3.ª janela do apuramento as seleções do Uganda, Egipto e Mali, nos dias 2, 3 e 5 de julho, em Luanda.

Vídeos

A iniciar sessão com Google...