Filipe Albuquerque perdeu o terceiro lugar nas 12 Horas de Sebring

Pelos pneus, como Verstappen! Filipe Albuquerque desclassificado do pódio em Sebring

Português perdeu o terceiro lugar nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, após se verificar que o Cadillac que guiou tinha a pressão dos pneus abaixo do limite regulamentar

O piloto português Filipe Albuquerque perdeu o terceiro lugar nas 12 Horas de Sebring, prova do Campeonato Norte-Americano de Resistência (IMSA), após o Cadillac que partilhou com Ricky Taylor e Will Stevens ter sido desclassificado por infração técnica. A decisão surgiu depois de se verificar que a pressão dos pneus do carro estava abaixo do limite regulamentar.

A irregularidade que levou à desclassificação do carro de Albuquerque remete para a que custou, no sábado, castigo idêntico a Max Verstappen e à equipa em corrida das NLS, no circuito alemão de Nürburgring, quando, após vitória esmagadora, o Mercedes-AMG GT3 do neerlandês foi desclassificado por ter utilizado mais um jogo de pneus (7) do que o regulamentar.

Filipe Albuquerque no pódio das 12 Horas de Sebring, do IMSA, antes de saber que seria desclassificado

A perda do pódio foi duro golpe para o piloto de Coimbra, que descreveu o sentimento como uma passagem «do céu ao inferno». Albuquerque lamentou o sucedido, admitindo que, apesar de a irregularidade não ter trazido qualquer benefício em termos de desempenho, as regras têm de ser cumpridas.

«Temos vindo a melhorar a performance de forma significativa e o pódio soube a vitória. Estava contente com todo o trabalho, mas ver esse resultado anulado devido a essa irregularidade deixou-me muito triste», afirmou.

Considerando o resultado «frustrante», Filipe Albuquerque acrescentou que «mais uma vez parece que as coisas não estão alinhadas» a seu favor. Garantiu ainda que a equipa irá proceder a uma análise interna para evitar que «estas discrepâncias técnicas não se repitam nas próximas etapas da temporada».

Filipe Albuquerque naturalmente desapontado com a perda do terceiro lugar na corrida

A vitória na segunda prova do campeonato norte-americano de resistência sorriu ao Porsche conduzido por Felipe Nasr, Julien Andlauer e Laurin Heinrich.

Na mesma prova, mas na categoria LMP2, o português Manuel Espírito Santo, ao lado de Chris Cumming e Pietro Fittipaldi, terminou na nona posição. O piloto explicou que a equipa esteve forte na fase inicial, a lutar por um lugar no pódio, mas uma penalização e uma quebra de ritmo durante a noite comprometeram o resultado final.

«Todos sabemos que Sebring é sempre uma das provas mais duras do calendário e hoje voltou a prová-lo. Infelizmente, a penalização e a perda de ritmo quando a temperatura baixou durante a noite impediram-nos de manter essa posição», comentou Manuel Espírito Santo.

A próxima corrida do campeonato está agendada para os dias 17 e 18 de abril, em Long Beach.