Patrícia Sampaio regressa em Abu Dhabi
Com o Europeu de Montpellier a apenas 11 dias, mas obrigatoriamente a ter de continuar a estar focada na qualificação para os Jogos de Paris-2024, a Seleção Nacional regressa, entre terça e quinta-feira, ao Circuito Mundial com uma equipa de dez judocas para o Grand Slam de Abu Dhabi.
Para esta penúltima etapa do Circuito da temporada, cuja vitória atribui 1000 pontos contra os 700 que se ganham por ser campeão da Europa, duas ausências notadas: Telma Monteiro (-57 kg) e Bárbara Timo (-63 kg), as quais ocupam, respetivamente, o 13.º e 14.º lugar no ranking de qualificação olímpica.
No entanto, o grande destaque vai para o regresso de Patrícia Sampaio (-78 kg) à competição após, em julho, ter fraturado um dedo do pé direito durante um estágio nos Países Baixos. Nesse momento a olímpica do Gualdim Pais contabilizava seis pódios (1+1+4) em sete provas em 2023, sem contar com o Mundial, mas tendo atingido o bloco de finais em todas.
Completam a equipa feminina liderada pelo selecionador Marco Morais: Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot, Joana Diogo, (-52 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).
Nos homens, natural destaque para o antigo bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg), que há um mês, no Grand Slam de Baku, ficou a uma vitória do bronze e na etapa anterior, em agosto, regressara aos pódios após um longo jejum ao assegurar a prata no Grand Prix de Zagreb.
Comandado pelo selecionador masculino Pedro Soares, figuram ainda nos convocados: Rodrigo Lopes (-60 kg) , Thelmo Gomes (-73 kg), Anri Egutidze e João Fernando (-81 kg).