Camilo Abdula irá defender O título em Huntington Beach

Para Surf: Marta e Camilo defendem títulos Mundiais na Califórnia

Seleção de quatro com ambições de pódio no Campeonato a disputar-se em Huntington Beach, entre 5 e 11 de novembro.

Marta Paço e Camilo Abdula, atuais campeões mundiais de surf adaptado, integram a Seleção Nacional que marcará presença no Campeonato do Mundo de Para Surfing Huntington Beach-2023, sob organização da Associação Internacional de Surf (ISA) e que irá decorrer entre 5 e 11 de novembro naquela praia californiana.

A Marta, bicampeã mundial (2021 e 2022) na categoria VI 1, e Camilo (2022) em Stand 1, juntam-se Tomás Freitas e Afonso Faria. Este em estreia absoluta nas convocatórias da Seleção num Mundial da ISA.

Marta Paço com o seu treinador

Em relação aos campeões mundiais, o selecionador nacional Tiago Prieto referiu, através de comunicado, que «gostaríamos de os ver revalidar os títulos», ou, no limite, que atingissem «as finais ou a luta pelas medalhas». «Depois temos o Tomás que já vai no seu segundo ano no Mundial, e esperamos vê-lo melhorar a sua prestação. O Afonso, por seu turno, estreia-se na Seleção, tem muito potencial e acreditamos numa boa surpresa», acrescentou. 

«Portugal tem alguns dos melhores surfistas do mundo nesta modalidade, basta referir que vamos para a Califórnia com dois campeões mundiais. Mas acreditamos na equipa como um todo e sabemos que todos contribuem para estes triunfos com o seu espírito e alegria», reforçou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.

Seleção Nacional

Camilo Abdula – stand 1

Marta Paço – VI 1

Tomás Freitas/Filipe Freitas – kneel

Afonso Faria/José Pedro Faria – prone 2

Selecionador: Tiago Prieto