Orlando Costa (DR)

Orlando Costa deixa seleção de Barbados

Treinador português optou por não renovar e já não estará nos jogos com Nicarágua e Montserrat

Orlando Costa, de 46 anos, vai deixar o comando da seleção de Barbados. O treinador português, que chegou ao cargo há sensivelmente um ano, decidiu não renovar o contrato que termina no início de novembro. Consequência imediata, já não irá orientar a seleção de Barbados nos jogos com Nicarágua, no dia 17, e Montserrat, no dia 20. 

Aquando da contratação, o treinador português foi desafiado a desempenhar um trabalho transversal no sentido de ficar como responsável máximo de uma Academia que pretendia observar, formar e potenciar ao máximo os jogadores do país, de forma a chegarem à seleção principal. Recorde-se que a principal liga de Barbados é amadora.

Durante a estadia, Orlando Costa conseguiu cativar diversos jogadores a jogarem em campeonatos profissionais no estrangeiro, nomeadamente em Inglaterra, mas a falta de condições de trabalho, como relvados apropriados ou balneários sem eletricidade, foram entraves constantes. Ainda assim, conseguiu o feito de vencer uma partida na Liga das Nações da CONCACAF, feito inédito nos últimos três anos.

Com passagens por vários clubes portugueses, casos de V. Guimarães, Académica ou Atlético, entre outros, e experiências, com vários títulos conquistados no futebol do Irão, Kuwait, Coreia do Sul, China ou Guiné-Bissau, Orlando Costa está agora disponível para abraçar um novo projeto desportivo.