Grande passe de João Félix a soltar Rafael Leão, que só não marcou devido a grande defesa de Wellenreuther. #DAZNChampions

O 'Efeito Borboleta' que coloca Rafael Leão na mira do Barcelona

'Blaugrana' querem contratar um extremo, mas acontecimentos dos últimos dias obrigam a alterar a estratégia. Deco e Jorge Mendes com papéis de destaque

O Barcelona quer contratar um extremo este verão. Apesar da intenção dos blaugrana não ser novidade, os acontecimentos dos últimos dois dias trocaram as voltas a Deco, diretor-desportivo, e a Joan Laporta, presidente dos culés.

Nico Williams era o alvo primordial e até parecia estar fechado, mas, num volte-face surpreendente, decidiu renovar contrato com o Athletic Bilbau até 2035. Luis Díaz, muito apreciado pelos blaugrana, era o claro plano B, mas, de acordo com o diário AS, a morte de Diogo Jota pode dificultar as negociações com o Liverpool.

Face à tragédia que se abateu sobre os reds, a continuidade de Díaz adquire uma importância superlativa, tanto do ponto de vista desportivo como emocional.

Nas últimas semanas, a imprensa inglesa e espanhola avançaram que Marcus Rashford também estaria na mira do Barcelona, e até terá reunido com Deco, mas o negócio não terá pernas para andar. O diário AS revela que o extremo de 27 anos não consta na lista de prioridades da direção blaugrana e de Hansi Flick, que preferem um jogador mais versátil e altruísta.

Desta forma, o nome de Rafael Leão surge de novo na mesa de opções do Barcelona. De acordo com o jornal catalão Sport, os blaugrana já sabem que o Milan está disposto a negociar o extremo português por um valor de cerca de 70 milhões de euros.

A idade, o potêncial e a similitude de perfil em relação a Nico Williams abonam a favor do internacional luso. Ainda assim, para já, Leão não é uma prioridade para o Barcelona.

Em 2024/25, o extremo de 26 anos rubricou 12 golos e 11 assistências em 50 jogos.