O dia em que Jorge Costa fechou a porta do balneário a Mourinho

Eterno capitão dos azuis e brancos morreu esta terça-feira, aos 53 anos

A partida completamente inesperada de Jorge Costa, vítima de paragem cardiorrespiratória no centro de estágio do FC Porto, no Olival, deixou o mundo azul e branco em choque. O 'Bicho', como era carinhosamente conhecido, foi protagonista de uma carreira recheada de sucesso, títulos e carisma que dele fizeram um dos maiores nomes da história do clube.

Jorge Costa com Mourinho

Numa entrevista em 2019, José Mourinho lembrou um episódio ocorrido no Estádio do Restelo, durante o intervalo de um jogo com o Belenenses, para destacar a capacidade de liderança de Jorge Costa.

«Tive capitães que não eram líderes. Tive um no FC Porto, o Jorge Costa, que, num jogo com o Belenenses, que perdíamos 0-2 ao intervalo, me disse 'espera dois minutos fora do balneário, por favor'. Eu estava furioso e os jogadores podiam ver-me a fumegar. O Jorge Costa entrou no balneário, fechou a porta e fez o trabalho sujo por mim. Depois, abriu a porta e disse 'dé-nos instruções'. Ele fez tudo o que eu faria. Ganhámos 3-2. Ele era central, nunca marcava golos, e bisou. Há os capitães e há os líderes e os líderes não se compram nem se formam. Quando os tens, a tua equipa está um passo à frente», recordou o treinador, hoje no Fenerbahçe, e que levou o FC Porto à glória europeia em 2002/03 e 2003/04, equipas das quais Jorge Costa fez parte, vencendo a Taça UEFA e a Liga dos Campeões de forma consecutiva.

Galeria de imagens 21 Fotos