No Europeu de Zagreb a pensar nos Jogos de Paris
Além de Telma Monteiro (-57 kg), quem também está de regresso à competição depois de cinco meses de paragem forçada devido a lesões e operações a um tornozelo e cotovelo é Catarina Costa (-48 kg), vice-campeã europeia em Sófia-2022 e Montpellier-2023. Para as duas, assim como para a restante equipa olímpica que costuma competir no Circuito Mundial, e que incluiu Bárbara Timo (-63 kg), chegar aos combates pelas medalhas na Croácia é importante, pois todos gostam de conseguir bons resultados em Europeus, mas mais ainda são os pontos que a prova lhes pode oferecer para garantirem a qualificação para os Jogos de Paris-2024.
Até porque as três competições que faltam até encerrar o apuramento olímpico, dois grand slams e o Mundial em Abu Dhabi, atribuem mais pontos que Zagreb-2024, contarão com adversários de todo o mundo e não se pode perder qualquer oportunidade.
Patrícia Sampaio (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) juntam-se às duas primeiras como candidatos ao pódio e têm a qualificação olímpica mais tranquila. Já para João Fernando (-81 kg), que está qualificado por quota continental, este é importante momento para segurar o lugar ou melhorá-lo.
Quanto a Maria Siderot (-52 kg), Taís Pina (-70 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg) e Anri Egutidze(-81 kg), será um importantíssimo evento para tentarem entrar ou pelo menos aproximar-se dos lugares de acesso à celebração olímpica.