X/Golden State Warriors
X/Golden State Warriors

NBA: O 'novo' Luka Doncic fez 43/12/9 e não foi suficiente contra Steph

Os Golden State Warriors iniciaram a nova temporada da NBA da melhor forma possível – com uma vitória segura sobre os Los Angeles Lakers por 119-109, num jogo em que Steph Curry confirmou mais uma vez que a sua mestria

Jimmy Butler marcou 31 pontos, Stephen Curry acrescentou 23 e os Golden State Warriors superaram a exibição de Luka Doncic para vencer os Los Angeles Lakers por 119-109 na noite de terça-feira, no jogo de estreia da época para ambas as equipas.

Sem LeBron James, que, devido a problemas de ciática, falhou pela primeira vez um jogo de abertura na sua longa carreira - vai começar a 23.ª -, os Lakers pareceram desorientados, sem líder e sem equilíbrio. Toda a responsabilidade recaiu sobre Luka Doncic, que carregou a equipa quase sozinho – e de forma impressionante. O craque esloveno marcou 43 pontos, com 12 ressaltos e 9 assistências, mas isso não foi suficiente.

Apesar da exibição brilhante do esloveno, os Warriors controlaram o ritmo durante a maior parte do jogo. Curry acertou um triplo crucial de quase nove metros no final do encontro e confirmou a vitória, enquanto Jimmy Butler, no seu primeiro papel de destaque no sistema de Steve Kerr, dominou a linha de lances livres – acertou todas as 16 tentativas e terminou com 31 pontos.

Doncic explodiu no segundo quarto e, a dada altura, marcou 12 pontos consecutivos, parecendo que poderia virar o jogo sozinho. Ao intervalo, já tinha 22 pontos, mas faltou o apoio dos companheiros. Marcus Smart rapidamente entrou em problemas de faltas, Deandre Ayton ficou-se por apenas 10 pontos e 6 ressaltos, enquanto Austin Reaves tentou uma reviravolta no último quarto com 13 pontos nesse período – em vão, pois Curry colocou o ponto final com a sua pontaria.

Do outro lado, os Golden State pareceram entrosados, agressivos e como se tivessem sido revigorados durante o verão. Curry terminou com 23 pontos, Kuminga adicionou 17, e Buddy Hield teve uma excelente exibição vindo do banco – acertou cinco triplos, dando uma dimensão adicional ao ataque dos Warriors. Uma atenção especial, como sempre, foi atraída por Draymond Green, que logo no primeiro quarto recebeu uma falta técnica.

Para os Lakers, a questão de todas as questões permanece – quando regressa LeBron? De acordo com informações do clube, o regresso é esperado em meados de novembro, mas resta saber quantos líderes existem num corpo que aguentou 23 temporadas na NBA.