Nacionais mais rápidos atraem estrelas
Os Nacionais de estrada em atletismo, hoje apresentados na Figueira da Foz, onde se realizam em 17 de janeiro, terão um novo percurso de 10 quilómetros (km), mais rápido e que favorece máximos de Portugal.
Os atletas presentes Laura Taborda (Sporting de Braga), Alexandre Figueiredo (Benfica) e Rui Pinto (Sporting) mostraram-se entusiasmados com o percurso mais rápido e com melhores condições, também nas curvas de retorno, especialmente a localizada a norte da cidade, agora mais larga.
O percurso da prova, desenhado nas avenidas marginal e ribeirinha da cidade litoral do distrito de Coimbra, foi alterado em relação a 2025 na zona histórica, deixando de passar por uma rua de paralelepípedos.
«O percurso já era rápido e acredito que esteja ainda mais rápido», disse a atleta do Sporting de Braga, assumindo que está pronta para o evento. «Vou estar na frente a lutar pelo pódio individual e pelo coletivo do meu clube!», prometeu.
Também Rui Pinto, antecipou que a prova da Figueira da Foz pode originar resultados de excelência, manifestando-se confiante em ajudar a sua equipa a ser campeã nacional.
Já Alexandre Figueiredo mostrou-se igualmente entusiasmado com o desafio. «A corrida tem condições para ser bastante rápida. No ano passado as condições não eram tão boas e, mesmo assim, foi batido o recorde nacional», lembrou o atleta do Benfica que em 2025 esteve ausente devido a lesão.
O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, confirmou a presença na Figueira da Foz de Isaac Nader, campeão mundial dos 1.500 metros e campeão nacional de estrada em título, antecipando uma corrida muito disputada.
«Não sabemos quem poderá sair vencedor. Todos estão em grande momento de forma e há sempre surpresas», vaticinou o dirigente máximo da FPA.
A prova feminina do campeonato nacional de estrada está agendada para as 16h00 de 17 de fevereiro – com partida na avenida do Brasil, em Buarcos, junto à Rotunda do Pescador -, enquanto a prova masculina decorrerá 20 minutos mais tarde, às 16h20, juntamente com a Corrida dos Reis e uma caminhada de aproximadamente 6,5 km.