Alex Merlim, internacional italiano de 38 anos e jogador do Sporting
Alex Merlim, internacional italiano de 38 anos e jogador do Sporting - Foto: IMAGO

Merlim antevê Champions: «Quem joga no Sporting tem sempre a ambição de vencer»

Leões defrontam o AEK esta segunda-feira, na 1.ª mão dos oitavos de final da Champions League

O Sporting joga esta segunda-feira, às 19h00 (hora de Lisboa), a 1.ª mão dos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League, com o AEK. Em antevisão à partida, Alex Merlim deixou um alerta claro: o adversário merece total respeito e concentração máxima, sublinhando que os gregos já demonstraram valor nesta edição da prova.

«Será sempre um jogo difícil. Se a equipa chegou a esta fase da competição é porque tem qualidade. Vale relembrar que eles eliminaram o campeão italiano [o Catania] a jogar em casa. É uma equipa que certamente tem qualidade, mas nós vamos à Grécia em busca da vitória,» afirmou, lembrando ainda a derrota recente frente ao Eléctrico: «Vimos de uma bela vitória na última jornada [em casa do Famalicão], mas na jornada anterior perdemos em casa [diante do Eléctrico], contra uma equipa em que teoricamente éramos favoritos, então todo o cuidado é pouco.»

«Quem trabalha no Sporting está sempre motivado, porque sabemos da responsabilidade que temos em todas as competições nas quais jogamos e que é jogar e vencer. Apesar da derrota há duas jornadas, estamos sempre motivados, sempre com a ambição de vencer e é jogo a jogo», continuou.

O internacional italiano frisou que os números avassaladores da primeira fase — 30 golos marcados e apenas três sofridos — não garantem nada nesta fase a duas mãos. «O que fizemos na 1.ª fase já está no passado. Não valem de nada os golos que fizemos na fase passada se não levarmos comprometimento, porque é uma nova fase e temos de ir lá em busca da vitória, com o pensamento no primeiro jogo e depois o jogo em casa é outra história, vamos ter uma jornada da Liga pelo meio e temos de pensar jogo a jogo.»

Finalmente, Merlim garantiu que a ambição europeia do Sporting se mantém intacta: «Quem joga aqui tem sempre a ambição de vencer campeonatos. É verdade que conquistámos duas Champions, mas perdemos cinco finais. Antes de pensar na fase final, temos de pensar jogo a jogo e jogar com todo o respeito pelo AEK.»

A segunda mão está marcada para dia 4 de dezembro, no Pavilhão João Rocha.