Mercado oficial: FC Porto cede Vasco Sousa, Moreirense fica com opção de compra
Agora é oficial: Vasco Sousa renovou contrato com o FC Porto, até 2030, e vai jogar cedido no Moreirense esta época, ficando os cónegos com uma opção de compra de oito milhões de euros, por 80 por cento dos direitos económicos do médio.
Dragões e cónegos oficializaram a mudança de ares de Vasquinho sensivelmente à mesma hora. A inclusão de uma opção de compra é a grande surpresa do negócio, atendendo a que, inicialmente, não estava prevista.
Ainda assim, os dragões mantêm a confiança nas capacidades do internacional sub-21 por Portugal, pelo que, caso o Moreirense não avance para a aquisição definitiva de Vasco Sousa, o centrocampista regressará ao Dragão após o término da presente temporada.
Em setembro passado, através do Portal da Transparência, o FC Porto anunciou a compra de 10% do passe do atleta ao Vitória de Guimarães, num valor de 100 mil euros. Com esta aquisição, os azuis e brancos passaram a deter 60% dos direitos económicos, enquanto o Vitória reservou 40% do passe do jogador. A opção de compra que o Moreirense detém está incluído 80% do passe de Vasco Sousa. De acordo com informações apuradas por A BOLA, FC Porto e Vitória de Guimarães asseguraram uma posição negocial estratégica numa eventual venda do médio, sendo que os dragões associaram a sua parte aos 20% detidos pelo Vitória. Os 20 por cento restantes Os 20% traduzir-se-ão numa divisão das mais-valias resultantes de uma futura transferência do jogador.