Thierno Barry no balneário do Everton
Thierno Barry no balneário do Everton (Foto: @Everton)

Mercado oficial: Everton garante concorrência para Beto e Chermiti

Thierno Barry trocou o Villarreal pela Premier League por 30 milhões de euros e vai lutar por um lugar com os dois lusos

Perante a saída de Dominic Calvert-Lewin, que terminou contrato após quase uma década no clube, o Everton garantiu o seu substituto para a frente de ataque e a troco de 30 milhões de euros: Thierno Barry.

O francês chega do Villarreal, que pagou cerca de 14 milhões de euros ao Basileia um ano atrás, e assinou por quatro temporadas, ou seja, até junho de 2029. Beto e Chermiti, os outros dois pontas de lança do plantel, vão ter concorrência de peso.

Em 2024/25, Barry marcou 11 golos e fez 4 assistências em 35 jogos na LaLiga, ajudando a sua equipa a terminar em quinto lugar e garantir o acesso direto à UEFA Champions League. A nível de seleção é internacional sub-21 por França e participou no Euro, tendo marcado um golo em cinco jogos.

«Estou muito feliz. É muito emocionante estar aqui. Mal posso esperar para começar e espero começar muito rapidamente. O Everton é um grande clube da Premier League. Tem uma boa história e bons jogadores já passaram por aqui, como Wayne Rooney e Romelu Lukaku. Quando era jovem, gostava de ver esses jogadores, agora quero fazer como eles fizeram antes», começou por dizer, em declarações ao canal do clube.

«Tive boas conversas com o treinador. Ele disse-me que tenho qualidade para jogar na Premier League. Ele quer fazer um bom trabalho comigo. Ele quer ajudar-me no meu caminho e senti a sinceridade dele, por isso é que escolhi vir para cá também. Para mim, é um sonho jogar na Premier League. Acho que provei na minha carreira até agora que consigo adaptar-me. Por exemplo, na época passada fui para a LaLiga, que é uma liga de topo, e acho que tive uma boa época para a minha primeira época. Não tenho medo de jogar aqui e fazer o mesmo», acrescentou, dando a palavra ao treinador.

«Estamos muito satisfeitos por ter trazido o Thierno para o clube. Vemos muito potencial nele e esperamos grandes coisas. Vamos dar-lhe tempo suficiente para se adaptar e estamos ansiosos por começar a trabalhar com ele o mais rapidamente possível. Espero fazer mais contratações nas próximas semanas», disse David Moyes.

Sugestão de vídeo: