Mercado: «André Luiz está preparado para o Benfica»
O jogador, que esta época tem cinco golos e cinco assistências em 17 jogos, chegou ao futebol português em 2023/24, emprestado pelo Flamengo ao Estrela da Amadora.
O treinador do Estrela era Sérgio Vieira. Em conversa com A BOLA, o técnico recordou o jogador que recebeu nessa temporada.
«Quando o trouxemos, vinha da formação do Flamengo e fez uma época fabulosa, para primeira no futebol português, com apenas 21 anos e fora do Brasil pela primeira vez. Isso reflete um pouco a mentalidade dele. Desde o início que o André me confidenciou que ia trabalhar muito para evoluir e que queria chegar a um grande clube europeu, para chegar a esse patamar», recorda Sérgio Vieira.
Desde o início que o André me confidenciou que ia trabalhar muito para evoluir e que queria chegar a um grande clube europeu
Sobre as características de André Luiz, a análise de Sérgio Vieira parece entrar em sintonia com as ideias do Benfica para reforçar o plantel em janeiro. «O André tem algo que é natural nele, é muito rápido, explosivo nos primeiros metros e depois também nas grandes distâncias. Tecnicamente é refinado, de um nível muito alto e com uma estatura e envergadura [79 kg e 1,85 m] interessantes para a posição.»
O André tem algo que é natural nele, é muito rápido, explosivo nos primeiros metros e depois também nas grandes distâncias. Tecnicamente é refinado, de um nível muito alto.
E o que faltava ao extremo quando veio do Brasil? «Conseguimos incutir-lhe alguma coisa que faltava de conhecimento tático do jogo, com e sem bola, jogar com bola em espaços mais interiores e exteriores, melhorar a tomada de decisão, os apoios e a leitura do jogo antes da tomada de decisão, em função do posicionamento dos colegas e da bola. E ele foi crescendo. Passou mais época e meia, tenho acompanhado esta metade no Rio Ave e vejo que tem dado sequência à evolução», diz o treinador de 42 anos.
Sérgio Vieira considera que André Luiz é um jogador «preparado» para lidar com a dimensão e exigência de um clube como o Benfica. «Considero, e com características para interpretar qualquer posição no ataque, seja como avançado em espaços mais centrais, seja nos espaços laterais como extremo por fora ou a procurar mais vezes os espaços interiores.»
Tem características para interpretar qualquer posição no ataque.
Emocionalmente, Sérgio Vieira também vê André Luiz preparado, se o Benfica fechar mesmo a contratação: «Sim, está preparado, e digo isto porque conheço muito bem a mentalidade dele. Antes de viajar para o Estrela da Amadora tive uma conversa com ele. Não tinha praticamente utilização na equipa principal do Flamengo, mas queria ter sucesso, tinha muita ambição. Transmitiu-me muita confiança e disse mesmo que ia lutar para chegar a um clube grande. Apesar de alguma inconstância e irregularidade nas prestações táticas, na primeira época em Portugal, fora do Brasil, marcou quatro golos e foi importante. Tecnica e fisicamente teve sempre a capacidade para desequilibrar. Chegar com 21 anos e conseguir o que conseguiu, era já um indicador de que poderia chegar a patamar mais alto.»