Melhores finalizadores do mundo: Pavlidis à frente de Gyokeres e Messi de Ronaldo
Segundo mais um estudo do Observatório de Futebol, Kylian Mbappé é o melhor finalizador do mundo nos últimos seis meses, sendo que esta temporada já leva 15 golos em 13 jogos. Os dados do CIES têm em conta o número de remates e eficácia dos mesmos, além da diferença entre golos marcados e esperados, e a frequência de golos.
Harry Kane (96,6% em relação ao líder Mbappé) aparece logo de seguida, mas destaque para a ausência surpreendente de Erling Haaland. Em terceiro lugar está Lionel Messi (92,5%) e Cristiano Ronaldo só aparece na 19.ª posição, com um registo de 88.6%. O capitão da Seleção Nacional é o primeiro português na lista, mas há outro logo de seguida, em 21.º: Paulinho (88,1%), ex-Sporting, atualmente no Toluca.
Seguem-se João Félix (87,2%), uma dupla do Sporting - Luis Suárez (87%) e Pedro Gonçalves (86,9%) -, mas o destaque vai ainda para o top-10, em que surge uma rivalidade da época passada, em termos de golos marcados.
Vangelis Pavlidis, do Benfica, é sétimo neste registo e está precisamente um lugar acima de Viktor Gyokeres, outro ex-Sporting, que o superou em 2024/25 como o melhor marcador da Liga portuguesa. Acima deles estão Álvarez, Luis Díaz e Guirassy. O grego leva 8 golos e 3 assistências em 19 jogos esta época, enquanto o sueco está a adaptar-se à vida no Arsenal e ainda só fez três golos em 10 partidas.
Relativamente aos duélos áeros no ataque, aí já aparece Erling Haaland, como primeiro classificado e sem oposição. Beto (93,4%), do Everton, ocupa a 13.ª posição e Luuk de Jong, do FC Porto, é o único representante do campeonato luso (91%), estando no 26.º lugar.