Kylian Mbappé, jogador do Real Madrid
Kylian Mbappé, jogador do Real Madrid - Foto: IMAGO

Mbappé recebe a Bota de Ouro esta semana

Avançado do Real Madrid superou Gyokeres e Salah na luta pela distinção

Kylian Mbappé recebe esta sexta-feira, em Madrid, a Bota de Ouro 2024-25, prémio que o distingue como o melhor marcador dos campeonatos europeus na temporada passada. Os 31 golos que o avançado do Real Madrid apontou na LaLiga permitiram-lhe superar Viktor Gyokeres (ex-Sporting) e Mohamed Salah (Liverpool) na classificação final.

Mbappé a celebrar o golo no «El Clásico»

A cerimónia de entrega terá lugar na tribuna de honra do estádio Santiago Bernabéu, a partir das 12h30 (hora de Lisboa). O galardão é atribuído pela European Sports Media (ESM).

Desde 1968 que a Bota de Ouro premeia o melhor artilheiro das ligas europeias, com base num sistema de pontos ponderado pelo coeficiente de cada competição. Os cinco principais campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Alemanha, França e Itália) atribuem dois pontos por golo. Ligas «intermédias», como a portuguesa, holandesa ou turca, multiplicam cada golo por um fator de 1,5. As restantes competições atribuem apenas um ponto por golo.

Assim, os 31 golos de Mbappé na liga espanhola valeram-lhe 62 pontos. Apesar de Viktor Gyokeres ter marcado mais golos na Liga Portuguesa (39), o fator de correção de 1,5 pontos por golo deixou o sueco em segundo lugar, com 58,5 pontos. Mohamed Salah, com 29 golos na Premier League, somou 58 pontos e fechou o pódio.

Viktor Gyokeres bicampeão pelo Sporting
Viktor Gyokeres bicampeão pelo Sporting

Mbappé já tinha estado perto de conquistar a Bota de Ouro em várias ocasiões. Em 2018-19, ficou em segundo lugar com 33 golos, a seis do vencedor, Lionel Messi. Na época 2021-22, foi novamente segundo, com 28 golos, atrás de Robert Lewandowski, então no Bayern de Munique. No ano seguinte, terminou em terceiro, com 27 golos, numa edição vencida por Harry Kane, também ao serviço do clube bávaro.

Vítor Santos (dir), chefe de redação do Jornal A Bola, e Eusébio com a Bota de Ouro - Foto: A BOLA

O nome de Mbappé junta-se agora a uma lista de elite que inclui os maiores goleadores do futebol europeu desde o final da década de 60. O primeiro vencedor foi a lenda do Benfica, Eusébio. Desde então, o troféu foi entregue a nomes como Gerd Müller, Marco van Basten, Hugo Sánchez, Hristo Stoichkov, Ronaldo Nazário e Thierry Henry. Durante mais de uma década, o prémio foi palco de um duelo memorável entre Lionel Messi, com seis vitórias, e Cristiano Ronaldo, com quatro. A partir desta sexta-feira, a estrela do Real Madrid, Kylian Mbappé, inscreve o seu nome nesta galeria de notáveis.

Cristiano Ronaldo com a Bota de Ouro que conquistou ao serviço do Manchester United. Foto: IMAGO/PA Images