Martim Fernandes sobre Farioli: «Pessoalmente, prefiro esta tática»
Prossegue o estágio de pré-época do FC Porto em solo austríaco, na cidade de Aigen im Ennstal, com mais um treino esta terça-feira, um dia após a chegada da comitiva dos dragões.
Morning Workout 🤜🤛 #FCPortoPreSeason pic.twitter.com/yCkxVipYyF
— FC Porto (@FCPorto) July 22, 2025
No arranque de mais uma sessão orientada por Francesco Farioli, Martim Fernandes fez um balanço dos primeiros dias de trabalho com o novo técnico e destacou que este período está a servir «para unir mais a equipa», antes de uma temporada que se adivinha (bastante) desgastante: «Este estágio está a servir para unir mais o grupo. Temos um treinador novo e é muito importante que o grupo esteja em sintonia, acho que esse é o grande objetivo deste estágio.»
A equipa técnica do italiano, realça o lateral-direito de 19 anos, é «muito competente» e o sistema de quatro defesas é do seu agrado: «Estamos a voltar a jogar num sistema de quatro defesas e eu, pessoalmente, prefiro esta tática. Noto que estamos a enquadrar-nos bem com as ideias do mister.»
Farioli quer «repor a mística do FC Porto» e uma «equipa com raça de dragão», sublinha Martim Fernandes, que assume: «Queremos todos voltar a ser o que éramos.»
Primeiros dias depois das férias
«Quando regressamos das férias, é normal ficarmos mais doridos e cansados, mas já estamos a apanhar o ritmo e vamos chegar na melhor forma ao campeonato.»
Caras novas no plantel
«A malta é toda muito porreira. Acho que os novos reforços se estão a adaptar bem e nós estamos a tentar acolhê-los da melhor forma.»
Ideias assimiladas e união como receita para o sucesso
«Estamos todos a enquadrar-nos bem com as ideias do mister, sinto que estamos todos em sintonia e a remar para o mesmo lado. Se continuarmos assim, vamos viver uma época feliz.»
Objetivos para a nova temporada
«Queremos ganhar tudo esta época e deixar a nossa marca em todos os jogos.»
Número na camisola para 2025/26
«Gosto do número 52, foi o meu primeiro número enquanto jogador profissional. Claro que também gostava de ter o número 2, mas ainda estamos a tentar resolver isso.»
Seleção
«Eu tenho essa expectativa, mas sei que é preciso trabalhar para isso acontecer. Tenho de dar mais a cada dia de trabalho para me afirmar esta época.»