Marítimo persegue registo histórico no arranque da Liga
O Marítimo iniciou a temporada de 2026/27 com um fulgor assinalável, que permite olhar para 2003/04, e tentar igualar o melhor arranque de sempre na Liga, com quatro triunfos consecutivos. Sob o comando de Mitchell van der Gaag, os leões do Almirante Reis somaram duas vitórias nas duas primeiras jornadas da Liga, derrotando (1-0) o Casa Pia na ronda inaugural no Caldeirão dos Barreiros, e o Famalicão (2-1) na segunda jornada, na cidade minhota.
Este triunfo fora de portas revestiu-se de um sabor histórico especial: o clube ainda não tinha vencido o Famalicão neste milénio, remontando o seu último triunfo a 24 de março de 1994, por 2-0, com golos de Paulo Madeira e Alex Bunbury. Ou seja, há mais de 32 anos.
Com seis pontos amealhados e um lugar no grupo que lidera a Liga, além da conquista de pontos, a mira do Marítimo aponta também ao passado e à sua própria história. Caso a equipa consiga vencer os próximos dois embates, contra o Académico de Viseu em casa e o Arouca fora, igualará o feito da época de 2003/04. Nessa temporada, o arranque do campeonato para o emblema madeirense saldou-se em quatro vitórias consecutivas [Beira-Mar, Alverca, Rio Ave e Paços de Ferreira], sob o comando técnico de Manuel Cajuda.
Agora, em 2026/27, há uma coincidência nesta caminhada: Mitchell van der Gaag, o atual timoneiro dos verde-rubros, conhece bem essa proeza, já que fazia parte do plantel maritimista como jogador, nessa temporada de 2003/04.
No historial dos insulares na Liga, as estreias vitoriosas com triunfos nas duas primeiras jornadas são raras. Aconteceu em 1992/93 sob as ordens de Paulo Autuori (duas vitórias), e em 2007/08, com Sebastião Lazaroni (três vitórias).
O recorde máximo de quatro vitórias no arranque mantém-se firme desde 2003/04, mas Mitchell van der Gaag tem agora a oportunidade de voltar a fazer história na Madeira.