Momento em que Maradona toca a bola com a mão, abrindo o marcador no jogo entre Argentina e Inglaterra, dos quartos de final do Mundial 1986 - Foto: IMAGO
Momento em que Maradona toca a bola com a mão, abrindo o marcador no jogo entre Argentina e Inglaterra, dos quartos de final do Mundial 1986 - Foto: IMAGO

Há golos polémicos e há a Mão de Deus. Os tempos passam, novas gerações brilham, mas aquele toque na bola que só parou no fundo das redes de Inglaterra, dando vantagem à Argentina no duelo dos quartos de final do Mundial 1986, ficou para a eternidade. Tão polémico foi que continua a roubar protagonismo ao golo do século, que aconteceu escassos minutos depois, obra do mesmo mestre: Diego Armando Maradona. Foi há 40 anos.

Galeria de imagens 14 Fotos

No dia 22 de junho de 1986, o mundo do futebol escandalizou-se com o golo que o craque argentino marcou com a mão, ludibriando Peter Shilton (sem que os árbitros o contrariassem) e enganando (?) a multidão que assistia ao jogo ao vivo no Estádio Azteca. O guarda-redes inglês nunca perdoou El Pibe.

«Tinha a certeza de que conseguiria, arranquei antes de Maradona. Depois, vi-o saltar e levantar a mão para se antecipar a mim. O árbitro e os seus assistentes foram os únicos naquele estádio que não viram o toque de Maradona com a mão. Fiquei em choque. O árbitro recusou-se a admitir o erro», afirmou recentemente.

À genialidade e magia, o eterno camisola 10 juntou um pouco de astúcia, que um inexistente VAR não poderia condenar. Pela mão esquerda de Maradona, a Argentina também se vingava dos ingleses, ou não fosse aquele jogo o primeiro embate com Inglaterra depois da Guerra das Malvinas, conflito militar entre os dois países naquelas ilhas do Atlântico (denominadas Falklands em inglês), entre 2 de abril e 14 de junho de 1982, e que terminou com vitória inglesa.

Momento histórico na caminhada argentina até à final, que terminou com a conquista do troféu, com a Argentina a sagrar-se campeã do Mundo em solo mexicano.

A iniciar sessão com Google...