Man. City tem um Haaland, mas já olha para 'outro' no Brasil
O City Football Group (CFG) está a ponderar a transferência do jovem talento Dell, de apenas 17 anos, para o futebol europeu já no próximo verão. O jogador de 17 anos, apelidado de ‘Haaland do Sertão’, tem superado todas as expectativas no Brasil.
Depois de se ter destacado no Mundial de Sub-17 do ano passado, apontando cinco golos (como Anísio Cabral, do Benfica), Dell foi rapidamente promovido à equipa principal do Bahia. O jovem avançado, nascido em 2007, tem dividido a sua utilização entre a equipa principal e os sub-20, mas as suas exibições já convenceram os responsáveis do City Football Group, proprietário do clube brasileiro, a planear a sua transição para a Europa.
Considerado uma das maiores promessas da academia do emblema baiano, Dell foi promovido no início de 2026, após se ter tornado evidente que o escalão de juvenis era demasiado limitado para o seu talento. A sua adaptação a um nível competitivo superior foi um sucesso, tornando-se uma das surpresas da temporada.
Sob a orientação do treinador Rogério Ceni, Dell estreou-se no Campeonato Baiano, onde marcou quatro golos em nove jogos e foi eleito o MVP da competição. O jovem também já somou minutos no Brasileirão e na Taça Libertadores, maioritariamente como suplente utilizado.
«Só tem 17 anos, mas é um rapaz que se está a esforçar muito. A vida é assim, feita de decisões. Todos temos uma função tática em campo. Ele está a corresponder às expectativas. É um jogador que está a demonstrar ter a intensidade física necessária para jogar. Um jogador ágil. E, se chegar outro avançado, ele continuará a jogar porque está a merecê-lo. Estou muito contente por ele», comentou Rogério Ceni.
O talento de Dell, um avançado de 1,77 metros com grande capacidade de finalização, não passou despercebido internacionalmente. O jornal britânico The Guardian incluiu-o na sua lista «Next Generation 2025», que destaca as maiores promessas do futebol mundial nascidas a partir de 2008, tal como aconteceu com Haaland, Estêvão e Endrick em edições anteriores.
O plano do CFG passa por colocar Dell num dos seus clubes europeus para continuar a sua evolução, com o objetivo final de o levar para o Manchester City. As opções em cima da mesa incluem um empréstimo ao Girona, em Espanha, ao Troyes, em França (caso o clube suba à Ligue 1), ou uma passagem pelo Lommel SK, na Bélgica.
Para proteger o seu ativo, o Bahia blindou o jogador com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, a mais alta na história do clube. Dell completará 18 anos no próximo dia 9 de junho, mas, por agora, o seu foco mantém-se em somar minutos e deixar a sua marca no clube, com o sonho de se tornar um ídolo e o futuro ponta de lança da seleção brasileira.