Luís Pinto: «A questão do excesso de confiança não vai aparecer»
Mais um dérbi do Minho que encerra a jornada 13 da Liga, com o Vitória de Guimarães a receber o Gil Vicente, esta segunda-feira (20.30 horas). Os conquistadores atravessam um bom momento de forma, mas Luís Pinto não pretende embandeirar em arco.
«A confiança no futebol está sempre interligada com os resultados, mas julgo também pelo adversário que vamos apanhar, pelo valor que tem, que a questão do excesso de confiança não vai aparecer. Mas é algo com que temos de saber lidar. Somos uma equipa que encara todos os jogos para vencer e o facto de estarmos na melhor série não nos pode dizer nada. O passado é passado e o futuro próximo é o que nos interessa. Não olharmos para o que já foi feito, mas focarmos-nos na tarefa que temos pela frente», sublinhou o técnico que explicou aquilo que a sua equipa tem de fazer para chegar ao triunfo.
«Será um jogo de grande necessidade da nossa parte de sermos concentrados, capazes e competitivos, porque vamos encontrar um adversário que tem feito um trajeto muito interessante, que tem processos sólidos e isso é refletido na classificação.»
O jovem francês Oumar Camara tem realizado exibições de elevado nível nos últimos jogos e o treinador de 36 anos referiu que faz tudo parte do trabalho e do projeto do clube.
«É um jogador que vem de fora e que está pela primeira vez ausente do seu país. Vem de um clube grande, mas tem uma exposição diferente na equipa principal do Vitória do que nos sub-19 do PSG. Tem de perceber onde está. Começou a época como titular, depois saiu da equipa e agora está a voltar. É um adolescente, temos de dar tempo e suporte para que as coisas possam acontecer. Temos de tirar rendimento e neste momento está a surgir, mas tem de continuar a trabalhar diariamente, pois só assim pode evoluir. Faz parte do trabalho e da forma como queremos que o clube cresça. Deixa-nos prazerosos ver que se adaptou bem à cidade, já fala português e temos de estar aqui para lhe dar consistência, pois ainda está no início da sua carreira.»
O Vitória de Guimarães conta, agora, com dois campeões do Mundo sub-17 e Luís Pinto admitiu que está sempre atento à formação.
«Têm espaço como outros já têm tido, já tivemos um jogador de 15 anos a treinar connosco. Já chamamos o Zeega e depois foi chamado à seleção, o Verdi também já integrou os trabalhos. Se for para a sua evolução e para os ajudar no imediato, têm sempre espaço para treinarem connosco, porque essa é a base do projeto. Claro que estamos atentos à nossa formação e a esses dois jogadores, porque ser campeão do Mundo do que quer que seja é algo de inédito e por isso estamos atentos.»
Já Beni Mukendi vai estar ausente a partir da próxima semana, pois foi convocado por Angola para a Taça das Nações Africanas 2026 e o treinador dos vimaranenses não quis antecipar cenários.
«É uma oportunidade para outros jogadores darem o seu contributo e puderem mostrar o seu crescimento. Ficamos felizes por ter sido chamado, mas também gostaríamos de contar com ele. Ainda não é um problema, apenas para daqui a uma semana.»