Infatino e Putin durante o Mundial 2018, realizado na Rússia - Foto: IMAGO
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Lineker revela porque se afastou da FIFA: «Queriam que me encontrasse com Putin»

Glória inglesa criticou, ainda, a longevidade de Gianni Infantino na presidência do organismo que tutela o futebol mundial

Gary Lineker revelou que decidiu afastar-se deliberadamente da FIFA depois de uma situação ocorrida no sorteio do Mundial 2018, na Rússia. O antigo internacional inglês, que apresentou a cerimónia em Moscovo, contou que recusou um convite para se encontrar com Vladimir Putin e que, a partir daí, optou por manter distância da entidade.

«Tomei a decisão, há alguns anos, de não me associar à FIFA de forma alguma, deliberadamente, porque, sobretudo por estar nos meios de comunicação, acho que é melhor não ser influenciado por dentro. Por isso, mantive deliberadamente a distância, diria que desde o início desta década. Foi uma estratégia deliberada», explicou no programa The Rest Is Football.

«Quando fiz o sorteio do Mundial para eles em 2018, lembro-me de que queriam que eu me encontrasse com Vladimir Putin e pensei: 'Não quero fazer isso'. Então, simplesmente disse-lhes: 'Desculpem, tenho muito trabalho com o guião. Estou a tentar preparar tudo'», contou.

O antigo avançado inglês acrescentou que a situação o deixou desconfortável e reforçou a ideia de que seria melhor manter-se afastado da FIFA. «Depois senti que era uma posição um pouco desconfortável. E pensei que, a longo prazo, provavelmente seria melhor afastar-me», explicou.

Lineker também criticou a longevidade de Gianni Infantino na presidência da FIFA, numa altura em que o suíço pretende candidatar-se a um quarto mandato em 2027. «É absurdo que uma pessoa possa ser presidente da FIFA durante vários mandatos consecutivos», afirmou.

Lineker foi ainda questionado sobre a forma como Infantino seria recebido pelos adeptos caso assistisse atualmente a um jogo no Reino Unido. A resposta foi pouco animadora: o antigo avançado acredita que o presidente da FIFA ouviria «pelo menos uma onda de assobios» e «alguns cânticos que poderiam terminar com a palavra 'idiota'».

A iniciar sessão com Google...