O festejo do golo da vitória de Nicolas - Foto: atletico_pt
O festejo do golo da vitória de Nicolas - Foto: atletico_pt

Liga 3: Atlético vence nas Caldas e ajuda o Belenenses a fugir na liderança

Nicolas marcou golo solitário que determinou derrota da turma de José Vala, que não aproveitou empate entre Mafra e Académica. Azuis venceram em Évora pela margem mínima

O Atlético venceu na casa do Caldas por 1-0 e ajudou o rival Belenenses a cimentar a liderança da Série B da Liga 3. Os alcantarenses colocaram um ponto final numa série de cinco jogos consecutivos sem vencer no Campo da Mata, na casa de uma das equipas em zona de apuramento para a fase final.

O Caldas podia aproveitar o empate entre Mafra e Académica, no sábado, para subir ao segundo lugar da Série B e aumentar o conforto no pódio, mas o Atlético esteve sempre mais perto de ser feliz. Nicolas Souza deu o primeiro sinal de perigo aos 12', depois de um erro do guarda-redes Wilson Soares, que redimiu-se rapidamente com uma grande defesa.

O Atlético continuou a pressionar a turma da casa, mas o desacerto na finalização justificou o nulo que se verificava ao intervalo. Após o reatamento, a parte mudou, mas a música foi a mesma: domínio alcantarense sacudido por Wilson Soares.

O guardião luso do Caldas voltou a destacar-se aos 61', quando impediu que Joãozinho, completamente isolado, inaugurasse o marcador. O cântaro alcantarense foi tantas vezes à fonte da casa, que acabou por partir, aos 69'.

Caleb galgou metros no corredor direito e cruzou para a grande área do Caldas, a bola foi parar aos pés de Herrera que não foi egoísta e assistiu Nicolas Souza para o primeiro golo da partida. O volume ofensivo dos alcantarenses foi premiado com um tento certeiro que galvanizou uma das melhores defesas da Liga 3 para segurar a vantagem.

O Caldas apertou o cerco à baliza do Atlético, mas desinspiração foi a palavra de ordem no ataque de uma equipa que foi incapaz de chegar ao golo do empate. Os comandados de José Vala mantiveram o terceiro posto na Série B, com 18 pontos, mas deixaram fugir o Mafra (20) e o líder Belenenses (25).

Já os alcantarenses subiram quatro posições e terminaram a jornada 12 no sexto lugar, com 14 pontos, a três da Académica, primeira equipa em zona de apuramento para a fase final.

Belenenses reforça liderança

O Belenenses aproveitou a derrota do Mafra e o empate entre Mafra e Académica para reforçar a vantagem no topo da Série B. Os azuis venceram o Lusitano de Évora pela margem mínima, graças ao golo de Afonso Pinto, aos 22', que marcou pela segunda jornada consecutiva.

Os comandados de Tiago Zorro somaram a quarta vitória consecutiva fora de casa e a alargaram para nove pontos a distância para o Amora, quinto classificado.