Charles Leclerc, piloto da Ferrari
Charles Leclerc, piloto da Ferrari - Foto: IMAGO

Leclerc entra em clube de elite na Ferrari, que não vence uma corrida há um ano

Monegasco é o 5.º piloto com pelo menos 50 pódios na equipa

Com o segundo lugar no Grande Prémio da Cidade do México, no domingo, Charles Leclerc tornou-se o quinto piloto a alcançar pelo menos 50 pódios com a equipa Ferrari na Fórmula 1.

Além do monegasco, este clube de elite inclui Michael Schumacher (116), Sebastian Vettel (55), Rubens Barrichello (55) e Kimi Raikkonen (52).

Leclerc conquistou o seu primeiro pódio com a Scuderia logo na sua segunda corrida pela equipa, no Bahrein, em 2019, onde terminou em terceiro.

O monegasco partiu da pole position e liderava de forma convincente em Sakhir, mas uma avaria no sistema híbrido do seu carro privou-o da vitória, permitindo que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas o ultrapassassem.

Nos seus 50 pódios pelo Cavallino Rampante, Leclerc soma 8 vitórias, 17 segundos lugares e 25 terceiros.

Última vitória da Ferrari foi no Grande Prémio do México... de 2024

Curiosamente, a última vitória da equipa foi precisamente há um ano, a 27 de outubro de 2024, quando Carlos Sainz - que já não está na equipa e agora corre pela Williams - conquistou o Grande Prémio da Cidade do México.

Nos últimos 12 meses, os 3 pilotos que correram pela Scuderia (Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lewis Hamilton) alcançaram um total de 11 pódios em corridas longas, mas nenhuma vitória.

Nos sprints, a Ferrari somou dois pódios - ambos cortesia de Hamilton, que venceu na China e depois terminou em terceiro em Miami, sendo estes os únicos dois lugares de destaque do britânico na sua temporada de estreia.