Kimi Antonelli foi o mais rápido na qualificação para o GP da Bélgica. IMAGO
Kimi Antonelli foi o mais rápido na qualificação para o GP da Bélgica. IMAGO

Kimi Antonelli agarra a 'pole position' na Bélgica

O italiano da Mercedes foi o mais rápido na qualificação depois de um desempenho de luxo na última volta, superando o neerlandês Max Verstappen; Lando Norris foi penalizado e vai sair de 13.º

Kimi Antonelli foi o mais rápido (1.44,361 m) na qualificação para o Grande Prémio da Bélgica, no circuito de Spa Francorchamps, o mais longo do Mundial de Fórmula 1. Max Verstappen ficou com a segunda posição e George Russell terminou no terceiro lugar, depois de Lando Norris ter caído de 3.º para 13.º após penalização.

Com Norris na luta direta com Verstappen e Antonelli, e Leclerc a melhorar nos instantes finais da qualificação, chegou mesmo a haver uma batalha entre quatro equipas pela pole position. Mas, no fim, Antonelli foi simplesmente demasiado forte. Terminou com uma vantagem de 0,317 segundos sobre a concorrência direta, Verstappen, e Norris, que acabou por ser penalizado.

Esta foi a 6.ª pole de Antonelli na temporada, naquele que é o 10.º Grande Prémio do calendário.

Por outro lado, a qualificação foi mais uma exibição impressionante do adolescente, que parece não ter perdido um pingo de confiança, apesar de ter visto a liderança do Campeonato reduzir-se para apenas 25 pontos, na sequência de uma série de azares relacionados com problemas de fiabilidade do carro.«É ótimo estar na pole. Não foi uma sessão nada simples. A pista foi mudando bastante ao longo da qualificação, mas conseguimos melhorar volta após volta. Amanhã é outro dia. Com o Max a arrancar ao meu lado, será importante fazer uma boa partida e chegar à Curva 5 na frente. A última volta foi muito boa. Foi uma volta limpa, sem erros, por isso estou muito satisfeito.

«É ótimo estar na pole. Não foi uma sessão nada simples. A pista foi mudando bastante ao longo da qualificação, mas conseguimos melhorar volta após volta. Amanhã é outro dia. Com o Max [Verstappen] a arrancar ao meu lado, será importante fazer uma boa partida e chegar à curva 5 na frente. A última volta foi muito boa. Foi uma volta limpa, sem erros, por isso estou muito satisfeito», disse Antonelli no final.

O campeão do Mundo, Lando Norris, sofreu uma penalização, por ter excedido a substituição de componentes da unidade de potência estabelecida - usou a quarta bateria da temporada. Por isso, o terceiro lugar na qualificação transforma-se, assim, no 13.º lugar da grelha para a corrida de domingo.

A iniciar sessão com Google...