João Neves e Madalena Aragão em campanha para incentivar ao voto no estrangeiro
O Governo português lançou uma campanha de sensibilização para incentivar a participação dos eleitores portugueses residentes no estrangeiro nas próximas eleições presidenciais. A iniciativa conta com o internacional português João Neves e a namorada, a atriz Madalena Aragão, como protagonistas.
Com apenas 21 anos, o futebolista contratado pelo Paris Saint-Germain irá votar pela primeira vez numa eleição presidencial e, como português a viver fora do país, participa no vídeo de apelo ao voto.
A campanha, gravada em Paris, visa esclarecer os eleitores sobre o processo de voto. «Se como o João Neves vive no estrangeiro, confirme o seu local de voto em www.recenseamento.pt. Se não está recenseado e pretende votar num posto consular na sua área de residência, inscreva-se até ao dia 18 de novembro», informa o Governo nas suas redes sociais.
No vídeo, o casal simula a consulta dos cadernos eleitorais online e desloca-se ao Consulado português na capital francesa para que o jogador se inscreva para votar a 18 de janeiro de 2026.
Combate à abstenção
A campanha surge em resposta à elevadíssima taxa de abstenção verificada no estrangeiro nas últimas presidenciais. Nas eleições de janeiro de 2021, em que Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito, a abstenção atingiu os 98,12%. Apenas cerca de 29 mil eleitores votaram, de um total de mais de um milhão e meio de inscritos no estrangeiro, conforme informa o Observador.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já tinha classificado como prioritária uma campanha pública de esclarecimento sobre as presidenciais, com o objetivo de combater este cenário junto das comunidades portuguesas.