Líder do balneário dos jovens leões orgulhoso pelo percurso da equipa na Youth League - Foto: Sporting CP
Líder do balneário dos jovens leões orgulhoso pelo percurso da equipa na Youth League - Foto: Sporting CP

João Gião destaca herói improvável: «O nosso Lucas Taibo fez de Seba Coates»

Técnico dos sub-19 leoninos admitiu superioridade do Bayern durante toda a partida, mas realçou coração verde e branco nos minutos finais

O Sporting fechou a fase de liga da UEFA Youth League com um empate em casa do Bayern (3-3), mas o nível exibicional não convenceu João Gião. O treinador dos leões admitiu superioridade total bávara ao longo da partida, exceto num aspeto: «O Bayern foi melhor que nós, quer individualmente, quer coletivamente, em quase todas as partes do jogo. Só não foi na crença, aí igualámos ou superámos, levamos daqui um ponto e conseguimos terminar a fase de grupos sem derrotas, que era um objetivo.»

«Tivemos muita dificuldade em ter um jogo de posse, em ligar o nosso jogo a partir de trás. Tivemos de adotar um registo diferente do habitual, um jogo mais direto e de luta porque não estávamos confiantes e faltavam-nos alguns princípios coletivos por força das ausências que tínhamos», lamentou João Gião.

O treinador dos leões defendeu, ainda assim, que a lista de ausências leoninas moldou a particularidade de uma partida emotiva: «Salva-se a atitude e a crença de uma equipa que lutou, mesmo sabendo que não estava a fazer um bom jogo. Nunca viraram a cara à luta, foram até ao fim, tiveram a estrelinha, o nosso Lucas Taibo fez de Seba Coates e acabámos por sorrir.»

O bis do defesa-central espanhol precipitou recordações de golos importantes marcados pelo antigo capitão uruguaio dos leões, muito utilizado por Ruben Amorim como ponta de lança adaptado nos últimos minutos.

Em Munique, o que faltou em inspiração, sobrou em atitude, mas João Gião não ficou convencido: «Quando não há qualidade, temos de ir na raça, mas como equipa formadora do Sporting que somos estamos plenamente conscientes de que isto não chega, temos de fazer melhor. Era um jogo particular, muitas ausências e um patamar superior àquele em que muitos jogadores estão habituados a jogar semanalmente.»

João Gião lamentou a impossibilidade, fruto das circunstâncias do jogo, de estrear Diego Farinha, de apenas 15 anos, mas fez um balanço positivo da caminhada leonina na fase de liga, que termina sem qualquer derrota sofrida.