João Almeida durante a apresentação da etapa (IMAGO)

João Almeida confessa que «não é fácil» continuar na Volta a França

Ciclista luso antecipa nona etapa mais tranquila, antes do ataque à 'verdadeira montanha'

João Almeida foi involuntariamente um dos protagonistas da apresentação das equipas antes do início da nona etapa da Volta à França. Depois de ter ficado retido a dar entrevistas, o ciclista luso chegou ligeiramente atrasado ao palco, mas foi a tempo de antecipar uma tarde relativamente calma: «Deve ser um dia mais ou menos simples, com um pouco de vento, mas nada de especial. Amanhã [segunda-feira] será a primeira etapa verdadeiramente de montanha.»

Antes de iniciar os 174,1 km que ligam Chinon a Châteauroux, João Almeida já olha para os 165,3 km que o esperam na segunda-feira. Depois de ter caído de forma aparatosa nos últimos quilómetros da sétima etapa e ter fraturado uma costela, o ciclista luso admite que «não é fácil» continuar em prova.

Ainda assim, a resiliência de João Almeida é admirada pelo público e pelos colegas. O ciclista natural das Caldas da Rainha não escondeu a satisfação por ter sido eleito o gregário da semana: «Estou contente por ter tido essa distinção, qualquer um de nós [da equipa UAE Emirates] a podia ter recebido. Temos trabalhado muito para o nosso objetivo.»

O esforço de João Almeida foi recentemente elogiado por Tadej Pogacar, que apelidou o ciclista luso de «guerreiro».

Sugestão de vídeo