Jacqueline Cavalcanti, a primeira portuguesa na 'jaula' do UFC
Jacqueline Cavalcanti, atleta portuguesa de MMA, fará a estreia absoluta no UFC, sábado, em Paris, no Accor Arena. A francesa Zarah Fairn será a adversária da luso-brasileira de 26 anos na luta da categoria peso galo (-61,2kg).
Depois de ter assinado pelo UFC, no passado mês de junho, Cavalcanti escreve uma página na história do desporto nacional ao tornar-se na primeira atleta portuguesa a competir no UFC. Manel Kape foi o primeiro atleta masculino a entrar na 'jaula' do maior evento de Mix Martial Arts.
«Entrar no UFC sempre foi o meu objetivo, era o Plano A e B. Agora chegou a hora de tornar o sonho em realidade. A minha expectativa é dar o meu melhor, colocar toda a determinação no octógono, e, como sempre, alcançar mais uma vitória. Este será o primeiro passo apenas, mas a ambição é atingir o topo mundial», referiu a atleta que esteve no último mês a treinar no Black House MMA, em Los Angeles, uma das maiores academias do mundo da modalidade.
Em abril, Cavalcanti, atleta nascida em São Paulo que se mudou para Portugal aos 11 anos, conquistou o título mundial de LFA (Legacy Fighting Alliance), um dos eventos de referência da modalidade, no Minnesota, nos Estados Unidos da América. A lutadora portuguesa ocupa o 33.º do ranking nos EUA (entre 1002 atletas femininas) e 19.ª no 'ranking' na Europa (entre 278 atletas).
Zarah Fairn, francesa de 36 anos, compete pela 4ª vez no UFC, tendo somado por derrotas os três combates anteriores.