Ivo Oliveira falhou por pouco a vitória no prólogo da Volta à Romandia
Ivo Oliveira foi terceiro classificado no prólogo da Volta à Romandia, esta terça-feira, em Villars-sur-Glâne, na Suíça. O português da equipa UAE Emirates cumpriu o curto percurso de 3,2 quilómetros em 3.41 minutos, mais seis segundos do que o vencedor da etapa inaugural da competição do WorldTour, o francês Dorian Godon, da Ineos Grenadiers (3.35 m), e o mesmo tempo - ao centésimo, com o desempate a fazer por milésimos - do segundo mais rápido na prova individual, o campeão sueco de contrarrelógio, Jakob Soderqvist, da Lidl-Trek.
Tadej Pogacar (UAE Emirates), o principal candidato à vitória na classificação geral, foi quinto, a sete segundos do vencedor, e já se colocou à frente entre os ciclistas que apontam para a vitória final, embora por escassos segundos. O compatriota Primoz Roglic (Red Bull) gastou mais um segundo, na oitava posição do prólogo, e o alemão Florian Lipowitz, da mesma equipa, mais dois, na 10.ª.
«Não é todos os dias que se derrota Pogacar»
«Não é todos os dias que se derrota Tadej Pogacar, não há muitas hipóteses durante o ano», declarou o vencedor do prólogo. «Ele provavelmente correu um pouco menos riscos do que eu, mas estou muito satisfeito com a minha prestação. Senti-me confiante durante todo o percurso, mas, claro, tive de esperar até o último terminar a prova», acrescentou Godon.
«Não deveriam existir apenas contrarrelógios de 20, 30 ou 40 quilómetros. Adoro mesmo este tipo de esforço explosivo. Fiz as curvas a toda a velocidade e assumi alguns riscos», admite ainda o ciclista da Ineos, que obteve a quinta vitória esta temporada em corrida do WorldTour, após duas na Paris-Nice e na Volta a Catalunha.
Godon parte assim de camisola amarela para a primeira etapa, hoje, uma ligação de 171,2 quilómetros com partida e chegada a Martigny. O percurso inclui uma contagem de montanha de primeira categoria a 40 quilómetros da meta, podendo proporcionar a primeira disputa direta entre os favoritos à liderança da corrida.