Ivan e Rute querem «atualizar a foto», doze anos depois
O primeiro troféu da época do futebol feminino em Portugal pode reservar um reencontro com o passado – caso o Benfica conquiste a Supertaça, este domingo (17h15), frente ao Torreense, Ivan Baptista e Rute Costa podem voltar a levantar um troféu, integrados no mesmo clube, doze anos após terem conquistado a Taça de Portugal, ambos ainda muito jovens, ao serviço do Boavista em 2012/2013. Um feito que fica na memória, mas que ambos arrumam no passado.
«Não parei sequer para pensar que eventualmente este domingo podemos voltar a conquistar um troféu juntos. Dá para atualizar a foto que andou a circular e podemos atualizar essa foto, que já é bem passada [risos]… O mister já me conhecia e para mim foi bom chegar a este patamar e ter uma cara conhecida, mas é algo que aconteceu muito no passado, é quase como também escrever uma nova história juntos, sem sequer pensar no que aconteceu há 10 anos», afirmou a guarda-redes, na antevisão à partida.
Voltar a conquistar títulos com um velho conhecido é um incentivo, mas a guardiã de 31 anos aponta o foco ao êxito coletivo. «[Conquistar a Taça pelo Boavista, em 2013] Foi bom, ficou lá no passado e é recordação. Tanto eu como o mister queremos o melhor para a equipa e para o Benfica e estamos centrados nos objetivos presentes. O mister sabe que pode contar comigo e esperemos então atualizar a foto», esperou a internacional portuguesa.
Ivan Baptista também olhou para essa curiosidade com nostalgia, rapidamente substituída por concentração no presente… e no Torreense. «Naturalmente, nunca pensei encontrar novamente a Rute, depois de 12 anos, em 2013, mas é um bocadinho o resultado do que é o futebol hoje em dia, é um mundo muito pequeno. Da minha parte, é sempre bom trabalhar com atletas como a Rute, super profissionais, mas são outros tempos», assinalou.
«Já não sou o mesmo treinador, espero eu… é sinal de que consegui evoluir alguma coisinha e a Rute também já não é a mesma jogadora que encontrei, estava ela com 20 e poucos anos. As coisas são assim, o tempo também nos molda», completou o treinador, que poderá arrecadar um troféu logo no jogo de estreia no comando técnico do clube encarnado.