Lille foi o último clube de Umtiti (IMAGO)
Aos 31 anos, Lille foi o último clube de Umtiti. «Depois de uma carreira intensa, com altos e baixos, chegou a hora de me despedir», anunciou em setembro - Foto: Imago

Internacional francês vai reformar-se aos 31 anos

Samuel Umtiti foi visto em Lyon para gravar um vídeo pessoal onde fará o anúncio

Samuel Umtiti foi avistado esta sexta-feira no centro de treinos do Lyon, mas não para assinar contrato com o clube que representou durante 13 anos. Segundo a Imprensa francesa, o ainda jogador de 31 anos pediu para gravar um vídeo pessoal, onde irá anunciar a reforma.

O francês que conta com 31 internacionalizações vem de mais uma época de desalento, não tendo somado qualquer minuto ao serviço do Lille, com quem tinha contrato desde 2023. Agora, com o vínculo terminado, Umtiti não verá mais passos futuros na carreira de jogador

O último jogo que realizou foi pelo Lille há mais de ano e meio, em janeiro de 2024. Já o golo mais marcante que apontou surgiu na caminhada mais gloriosa da carreira: tratou-se o único tento na vitória de França sobre a Bélgica de Roberto Martínez nas meias-finais do Mundial 2018, que os franceses viriam a conquistar.

Desde então, a palavra calvário tornou-se sinónima da carreira de Umtiti. Os problemas no joelho motivaram diferentes intervenções cirúrgicas que afetaram o rendimento do atleta que era habitual titular na equipa do Barcelona entre 2016 e 2018.

«Passei por momentos difíceis. Trabalhei muito nisso porque tinha muito ressentimento, muitas coisas dentro de mim e, no final, isso não me deixava avançar. Fechei-me em mim próprio. Não queria sair com os meus amigos. Não queria sair em Barcelona por causa das lesões. Não sei se foi uma depressão, mas é verdade que me fechei em mim próprio», recordou assim os problemas por que passou, numa entrevista ao L’Équipe no ano passado.

Formado no Lyon, foi lá que se deu a conhecer ao mundo do futebol, fazendo a estreia pela equipa principal com 18 anos. Em 2016 mudou-se para o Barcelona, ao qual esteve vinculado até à época 2022/23, na qual foi emprestado aos italianos do Lecce.

Juntou-se ao Lille em 2023, aquele que deverá ser o último clube da carreira de jogador.