Inacreditável: San Marino volta a vencer e sobe de divisão na Liga das Nações!
Não seriam muitas as pessoas que no passado mês de setembro pensariam que, em quatro jogos oficiais, San Marino alcançaria duas vitórias e só perderia por uma vez. Mas foi isso mesmo que a 210.º classificada do ranking de seleções da FIFA almejou fazer na Liga das Nações, e graças a esses dois triunfos contra o Liechtenstein, o último deles esta segunda-feira e por 3-1, a pequena nação ultrapassou Gibraltar no Grupo D1 e subiu mesmo de à Liga C.
San Marino come from behind to beat Liechtenstein and it means the world to them 🇸🇲
— Optus Sport (@OptusSport) November 18, 2024
It's only their third-ever win and it's delivered a change in UEFA Nations League group 🤩
Watch 📲 https://t.co/asxYN8w5Ek#NationsLeague #UNL pic.twitter.com/7Ocx5cj2HY
O jogo desta segunda-feira até começou de feição ao Liechtenstein, que se adiantou no marcador na 1.ª parte (golo de Aron Sele aos 40’). Mas San Marino está a atravessar a melhor fase da sua história e fez uma reviravolta épica na 2.ª parte, com golos de Lazzari (46’), Nanni (66’) e de Golinucci (76’).
A equipa somou assim a terceira vitória da sua história – sempre contra o mesmo adversário - e terminou esta edição da Liga das Nações com o impressionante registo de cinco golos marcados e de três sofridos em quatro encontros. Gibraltar, que nem sequer perdeu neste grupo, acabou por pecar ao ceder três empates e ficar assim a um ponto de San Marino.
San Marino 🔝🇸🇲#NationsLeague pic.twitter.com/UPmv9h0wtu
— UEFA EURO 2024 (@EURO2024) November 18, 2024
«Estes rapazes fizeram história. Como pessoas, como atletas, como homens, mostraram o seu valor. Eu chorei com estes rapazes», disse Marco Tura, presidente da Federação de Futebol de San Marino, após o jogo.
Terminou assim uma campanha histórica para San Marino: quebrou uma série de 140 jogos sem vencer com a sua primeira vitória em 20 anos; e teve o maior triunfo da sua história esta segunda-feira, onde também ganhou pela primeira vez com direito a reviravolta no marcador.
🥇 | finalmente usiamo questa emoji, con merito: la Nazionale dei record ribalta il Liechtenstein coi gol di Lazzari, Nanni e Alessandro Golinucci (3-1). I Titani vincono il Gruppo D2 e si prenotato per i play-off Mondiali.
— FSGC | official (@FSGC_official) November 18, 2024
►https://t.co/WVT3IpMsKA#forzasanmarino #forzatitani pic.twitter.com/znQolzKYXH
Artigos Relacionados: