Humberto Coelho levanta o véu sobre cargo que pode ocupar no Benfica
Humberto Coelho abriu o livro sobre o possível regresso ao Benfica, desta feita como vice-presidente da lista de Rui Costa, em entrevista ao Now. O lendário defesa central que representou as águias durante 16 épocas antecipou uma intervenção mais vincada «nas áreas do futebol, do balneário.» «A minha experiência vai entrar em jogo. Terei um papel na SAD, mas ainda não está definido. Se ganharmos é que vamos definir o que vou fazer», explicou o antigo internacional e Selecionador português.
Humberto Coelho considerou que o «campeonato português subiu muito de nível», mas destacou a convicção que a equipa às ordens de José Mourinho «vai melhorar e subir de rendimento.» «As equipas estão todas muito iguais, há valores semelhantes. O SC Braga está a fazer uma boa campanha. Há muito tempo de campeonato para ver quem ganha. Esperemos que seja o Benfica», desejou.
O antigo defesa central relativizou o número de conquistas da equipa principal de futebol masculino e enquadrou a realidade do clube no contexto presente europeu... e no passado encarnado: «O futebol não é uma ciência exata. O Liverpool perdeu com o Brentford. O Chelsea perdeu com o Sunderland. O PSG empatou com o Lorient. Perdemos o campeonato em 1969/70 e a seguir ganhámos 3 campeonatos seguidos. Acreditem no projeto. Temos uma boa equipa e um presidente experiente.»
« O futebol é que move toda a estrutura, mas o que vamos fazer é recuperar o tempo perdido. Não houve pré-época. Mourinho está a pôr a equipa a funcionar para que possamos jogar melhor. Quando se joga melhor, há mais possibilidades de ganhar. O Benfica quer é ganhar», garantiu.
As posições distintas João Noronha Lopes e Rui Costa em relação à continuidade de Mário Branco estão na ordem do dia, ,Humberto Coelho não quis comentar a probabilidade de uma demissão de José Mourinho em caso de saída do atual diretor-geral do Benfica: «Não sou adivinho. Estes momentos são difíceis, requerem muito cuidado. O Benfica precisa da competência das pessoas que estão ao dispor. Mário Branco é muito competente. Sei que fazem uma boa dupla, isso é que é importante para mim. O Benfica vai ganhar com eles.»
Humberto Coelho prometeu um Benfica «sério» e considerou que Rui Costa está «rodeado de pessoas competentes». Questionado sobre as críticas dirigidas por Luís Filipe Vieira nos últimos meses, o antigo defesa central defendeu o atual presidente dos encarnados: «Se Rui Costa fosse isso tudo tinha sido despedido mais cedo. Não sei se Vieira mentiu, mas fico com a dúvida porque se o Rui Costa esteve 15 anos com ele e se houve esses adjetivos, por que é que nunca o despediu? Isto é uma campanha. Fala-se mais de política do que de futebol.»
« As pessoas têm de ver o projeto: o que se fez e o que se vai fazer. Não mando nos votos dos benfiquistas. Eles têm de decidir por eles. Depois disto acabar, quero que haja uma união geral. O Benfica precisa dos adeptos», frisou.