Jogadores do St. Mirren a celebrarem a vitória épica ao Celtic na final da Taça da Liga
Jogadores do St. Mirren a celebrarem a vitória épica ao Celtic na final da Taça da Liga - Foto: IMAGO

Histórico! St. Mirren bate Celtic (em crise) e conquista Taça da Liga

Nono classificado escocês venceu pela segunda vez o troféu e ao derrotar o campeão em título, equipa de Paulo Bernardo e Jota

Fez-se história em Glasglow. O St. Mirren, nono classificado do campeonato escocês, bateu o Celtic na final da Taça da Liga e conquistou pela segunda vez na sua história o troféu - venceu-o em 2012/13 pela primeira vez -, por 3-1, este domingo.

Este foi o quinto grande título do clube, que também tem outras três Taça da Escócia (1925/26, 1958/59 e 1986/87) e nunca foi campeão escocês, mas já venceu a segunda divisão por cinco vezes. O sabor foi ainda mais especial pelo adversário se tratar do atual campeão em título e vencedor de 8 das últimas 11 edições.

Wilfried Nancy foi apontado no início do mês como o novo treinador, mas a verdade é que em três jogos... tem três derrotas. Depois de perder com o líder Hearts e a Roma na UEFA Europa League em casa (1-2 e 0-3), voltou a perder um jogo importante e, neste caso, decisivo.

O marcador foi inaugurado logo aos 2 minutos de jogo, por Fraser, mas não demorou muito até o Celtic reagir, com golo de Hatate e assistência de Tierney, aos 23 minutos. Pouco depois, ainda na primeira parte, baixa importante para o campeão: Iheanacho lesionou-se e teve de ser substituído.

Sem o principal matador em campo, foi o adversário Ayunga quem teve faro de golo e bisou na segunda parte (64' e 76'), levando os seus adeptos à loucura nas bancadas. Paulo Bernardo não saiu do banco de suplentes, enquanto Jota continua lesionado.