Gil Vicente regressou aos triunfos na Liga, após dois jogos sem vencer. (FOTO: Estela Silva/LUSA)
Gil Vicente regressou aos triunfos na Liga, após dois jogos sem vencer. (FOTO: Estela Silva/LUSA)

Gil Vicente: prova de maturidade frente a um Vitória galvanizado

Galos visitam Guimarães na segunda-feira, numa altura em que os vitorianos vivem o melhor momento da temporada

Na segunda-feira, às 20h30, Guimarães recebe o último jogo da jornada: um dérbi minhoto com implicações diretas na luta pelos lugares europeus. O Vitória de Guimarães chega ao encontro no melhor momento da época, depois de um arranque irregular — duas vitórias nos primeiros sete jogos — e de uma sequência que mudou por completo o ambiente na «Cidade Berço». A equipa de Luís Pinto soma quatro triunfos consecutivos: Tondela (1-0) e Aves SAD (4-0) para a Liga Portugal Betclic, Mortágua (4-0) na Taça de Portugal e, na última quinta-feira, uma exibição convincente frente ao FC Porto (3-1), na Taça da Liga

Do outro lado, o Gil Vicente vive um ciclo menos positivo. Depois do empate frente ao Aves SAD (1-1) e da derrota caseira com o Tondela (0-1), os galos chegam a Guimarães em fase descendente. Ainda assim, o desempenho global da equipa em 2025/2026 mantém o cenário muito favorável: os barcelenses ocupam um surpreendente 4.º lugar, com 23 pontos, mais seis do que os vitorianos. 

A discrepância entre o momento atual das equipas contrasta com o percurso que ambas têm exibido ao longo da época, alimentando a expectativa para um dérbi que promete intensidade. Um fator pode jogar a favor do Gil Vicente: o maior intervalo competitivo. A formação de César Peixoto teve mais de uma semana para preparar o jogo — desde a receção ao Tondela, a 29 de novembro — ao contrário do Vitória, que vem de um triunfo motivador, mas fisicamente exigente, diante do FC Porto, a 4 de dezembro. 

Guimarães prepara-se, assim, para um confronto intenso, por objetivos que já ultrapassam a primeira metade da tabela.