Gil Vicente: compromissos internacionais melhoraram o moral
A pausa para compromissos internacionais deixou bons sinais no balneário do Gil Vicente. Três jogadores ao serviço das respetivas seleções regressam a Barcelos com moral elevada, depois de prestações positivas e minutos importantes, que reforçam o momento de confiança vivido também no campeonato.
O destaque maior vai para Ghislain Konan, lateral-esquerdo da Costa do Marfim. O jogador gilista foi titular no encontro decisivo que confirmou o apuramento dos marfinenses para o Mundial de 2026, ao vencerem o Quénia por 3-0, na terça-feira. Konan cumpriu os 90 minutos e assinou a assistência para o segundo golo, apontado por Yan Diomandé. O defesa de 29 anos, que tinha sido poupado no jogo anterior diante das Seicheles (7-0), esteve fresco e decisivo no momento-chave da qualificação. A Costa do Marfim regressa assim a um Mundial, depois de ter falhado as edições de 2018 e 2022.
Quem também vive dias felizes é Gustavo Varela, que representou a seleção nacional sub-21 de Portugal. Emprestado pelo Benfica aos gilistas, deixou marca nos dois jogos realizados: na sexta-feira apontou o terceiro golo da vitória por 3-0 frente à Bulgária, e na terça-feira bisou no triunfo expressivo por 11-0 diante de Gibraltar. Com três golos neste ciclo internacional, Varela foi uma das figuras da equipa orientada por Luís Freire, que lidera o grupo B de qualificação para o Europeu da categoria, somando quatro vitórias em quatro jornadas.
Já Jonathan Buatu teve emoções distintas ao serviço da seleção de Angola. O defesa-central do Gil Vicente marcou de cabeça o primeiro golo da reação dos Palancas Negras no empate 2-2 com Essuatíni, mas o resultado acabou por ditar o fim das esperanças angolanas na corrida ao Mundial 2026.
Com os três internacionais de volta, César Peixoto vê reforçado o entusiasmo para a retoma da competição, neste caso, a estreia na Taça de Portugal. No sábado, às 18h00, os minhotos vão ao Fontelo para visitar o Académico de Viseu, num jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.