FIFA confronta Espanha com risco de perder organização do Mundial
A organização do Mundial de 2030 por parte de Espanha, em conjunto com Portugal e Marrocos, encontra-se longe de estar garantida. A decisão terá de ser ratificada em congresso extraordinário previsto para dezembro, e o jornal Marca noticia esta segunda-feira que a FIFA está preocupada com a situação na federação espanhola.
O Governo espanhol, através do Conselho Superior de Desportos, tem gerido a crise diretiva que afeta a Federação Espanhola de Futebol (RFEF), mas isso levanta o cenário de eventual violação dos princípios de regulação do desporto estabelecidos pela FIFA e pela UEFA.
A sanções ao país não deverão ficar por aqui: a seleção espanhola poderá mesmo ser excluída tanto do Euro como do Mundial, e os clubes impedidos de participarem nas competições europeias.
Recorde-se que existe apenas uma candidatura ao Mundial 2030, apresentada por Portugal, Espanha e Marrocos, sendo que Argentina, Paraguai e Uruguai também receberão partidas da competição, para assinalar a edição do centenário.
Contactada por A BOLA, a Federação Portuguesa de Futebol não teceu qualquer comentário relativa a esta informação.
Artigos Relacionados: