Froholdt destaca-se no FC Porto e... na Dinamarca!
Froholdt destaca-se no FC Porto e... na Dinamarca! - Foto: IMAGO

FC Porto: Froholdt bate capitão do Sporting e conquista (mais um) prémio individual

Médio dos dragões superou Hjulmand e Hojbjerg nas preferências dos jogadores dinamarqueses para conquistar o galardão de Futebolista do Ano no país natal

O ano está a terminar da melhor forma possível para Victor Froholdt, pelo menos a nível individual. Duas semanas depois de ter sido anunciado como o vencedor do prémio Talento do Ano, o médio do FC Porto foi, agora, distinguido como Futebolista do Ano, o mais prestigiado galardão atribuído pela federação da Dinamarca.

Froholdt, de apenas 19 anos, recolheu as preferências dos jogadores dinamarqueses para bater a concorrência de Morten Hjulmand, capitão do Sporting e Pierre Hojbjerg, centrocampista do Marselha. Sucede a... Hjulmand na lista de vencedores. 

O jogador dos azuis e brancos torna-se, assim, no segundo atleta a deter ambas as distinções em simultâneo, depois do central Simon Kjaer, em 2009, quando defendia as cores dos italianos do Palermo. 

Na primeira metade de 2025, Froholdt conquistou o campeonato e a Taça da Dinamarca, estreando-se pela seleção da Dinamarca. Em julho, mudou-se para o Porto, onde se afirmou como pedra basilar no onze de Francesco Farioli e acabou eleito pelos treinadores da Liga como o Jovem, Médio e Jogador do Mês em agosto.  

Autor de dois golos e quatro assistências nos primeiros 22 jogos da temporada — venceu 19, empatou dois e perdeu apenas um —, o médio esteve, ainda, entre os finalistas do Golden Boy, prémio que distingue o melhor jogador sub-21 a atuar na Europa.