FC Porto: documentário sobre Fernando Gomes já tem data de estreia
O documentário Nascido para Marcar, que percorre a carreira de Fernando Gomes, eterno Bibota e melhor marcador da história do FC Porto, estreia às 21 horas de 21 de novembro (sexta-feira), na véspera daquele que seria o dia do seu aniversário.
O início da lenda Bibota 💙#NesteDia, em 1983, Fernando Gomes recebeu a sua primeira Bota de Ouro ✨
— FC Porto (@FCPorto) November 8, 2025
🎞"Nascido para Marcar" ⌛ Estreia a 21 de novembro#NascidoParaMarcar #Bibota pic.twitter.com/n5Mp124CZ6
O documentário percorre toda a vida de Fernando Gomes, que a 8 de novembro de 1983 recebia a primeira Bota de Ouro, desde o bairro em Campanhã, onde deu os primeiros toques na bola, até se transformar numa figura do futebol português.
São recuperados depoimentos de Fernando Gomes e outras figuras históricas do FC Porto, como José Maria Pedroto ou Jorge Nuno Pinto da Costa. Nascido para Marcar conta com 34 entrevista exclusivas a figuras que acompanharam o antigo internacional português, passando por colegas na formação dos dragões a muitos que partilharam balneário com Bibota nos azuis e brancos, como João Pinto, Rodolfo Reis, Paulo Futre, Jaime Magalhães ou Jaime Pacheco.
O documentário conta, também, com depoimentos de jogadores da CUF, os primeiros adversários que encontrou como sénior, em 1974, rivais históricos como Humberto Coelho ou Toni, colegas no Sporting de Gijón onde jogou duas temporadas, como o capitão Joaquín ou Giménez, e também no Sporting, como Jorge Cadete ou o, à época, presidente José Sousa Cintra.
Fernando Gomes fez mais de 400 golos na carreira, sendo que 355 foram ao serviço do FC Porto.