Francesco Farioli, treinador do FC Porto
Francesco Farioli, treinador do FC Porto - Foto: IMAGO

FC Porto: como respondeu o Ajax de Farioli às derrotas europeias em 2024/25

Equipa de Amesterdão averbou seis desaires na Liga Europa sob o comando do agora treinador dos dragões, mas saldo das reações é francamente positivo

Na temporada de estreia na Liga Europa, em 2024/25, Francesco Farioli averbou seis derrotas a partir da fase regular da prova no comando técnico do Ajax.

Três foram na fase de grupos — contra Real Sociedad, Lazio e Riga —, uma no play-off de acesso aos oitavos de final, frente ao St. Gilloise, e outras duas em ambas as mais dos oitavos, diante do Eintracht Frankfurt. E a resposta a esses desaires foi, na esmagadora maioria, positiva. A BOLA recolheu os dados e conferiu que o Ajax de Farioli só por uma vez não triunfou no desafio seguinte aos desaires continentais.

Depois do último, empatou a duas bolas numa receção ao AZ Alkmaar, algumas semanas antes de entrar na espiral negativa que acabaria por custar a conquista do título neerlandês.

Antes, porém, os comandados do treinador italiano bateram NEC Nijmegen, Almere City, Galatasaray (numa altura em que a liga dos Países Baixos estava na pausa de inverno), Go Ahead Eagles e PEC Zwolle.

Galeria de imagens 38 Fotos

Recuando mais um pouco no passado de Farioli, até aos tempos no Nice, em 2023/24, ficou por igualar o registo invicto no arranque ao leme dos franceses: 13 jogos consecutivos sem perder. Só ao 14.º encontro, ante o Nantes, surgiu o primeiro tombo. No FC Porto, ficou-se por uma série de 11 desafios invicto.