Pizzi e Ruben Amorim em 2014/15 (A BOLA)

Ex-Benfica admite: «Nada dava por Amorim como treinador»

Pizzi recordou época partilhada como o atual treinador do Manchester United de aguia ao peito e frisou importância de Jorge Jesus e Bruno Lage na evolução enquanto médio

Em 2014/15, Pizzi e Ruben Amorim partilharam balneário (e meio-campo) ao serviço do Benfica. Dez anos depois, o médio do Apoel Nicósia recordou a relação com o treinador do Manchester United no podcast Jogo pelo Jogo: «Era um palhaço autêntico, era muito bom, entravas no balneário e era outra coisa sempre muito bem-disposto.»

«Nunca pensei que ele desse o treinador que é agora, nem pensava que ia para treinador. Não dava nada por ele. Em ambiente de treino não estará como estava connosco, deve saber dosear as coisas», admitiu, entre recordações felizes de uma época que terminou com a conquista do bicampeonato pelo Benfica.

Além de ter sido companheiro de equipa de Ruben Amorim, Pizzi partilhou ainda balneário com Rui Borges no Bragança em 2006/7. O médio de 25 anos confessa que «são completamente diferentes», mas deixou elogios ao atual treinador do Sporting.

Questionado sobre o melhor treinador que encontrou em 18 temporadas como sénior, Pizzi voltou a relembrar as temporadas passadas de águia ao peito: «Jorge Jesus taticamente é perfeito, adorava jogar com ele, foi ele que me trocou de posição da ala para 8. Mal me viu tocar na bola disse 'vou te meter aqui'.»

Pizzi representou o Benfica entre 2014 e 2021 (IMAGO)

Cinco anos depois de ter aproveitado a saída de Enzo Pérez para o Valência para assumir a batuta encarnada, seguiu-se novo treinador que o marcou: «O Bruno Lage foi o treiandor com quem mais desfrutei a jogar, com o Rafa, o João Félix, o Grimaldo, o André Almeida, o Seferovic...parecia automático.»

Após 140 golos marcados em 670 jogos, aos 35 anos, Pizzi antecipou ainda o final de carreira, fora dos bancos de suplentes: «Gostaria de estar ligado ao futebol. Para ser treinador a vida vai continuar a ser a mesma ou pior, tenho a minha familia e já andámos tanto de um lado para outro.»

Sugestão de vídeo: