Eurobasket2025: «Podíamos ter feito muito melhor»

O capitão da Seleção Nacional, Miguel Queiroz, confessa que foi um jogo complicado, a derrota de hoje com a Argentina, mas acredita que faz parte do processo e que a partir de agora os Linces vão crescer

A seleção portuguesa de basquetebol sofreu hoje o segundo desaire consecutivo na preparação para o Europeu, ao perder com a Argentina por 84-70, no terceiro jogo em Espanha, disputado em Madrid.

«O jogo foi complicado, entrámos apáticos no jogo, depois respondemos um bocadinho melhor mas foi sempre difícil mantermos a consistência ao longo do jogo. Tivemos muitos bons momentos e momentos também maus, em que temos de trabalhar mais. Creio que, chegados à terceira semana, haver uma quebra física faz parte», disse o extremo de 34 anos.

Apesar de defrontar a oitava classificada do ranking mundial, o internacional acredita que Portugal esteve bastante longe do que pode mostrar. «A questão da quebra, não desculpa tudo o que fizemos hoje, podíamos ter feito muito melhor. Mas, a partir de agora, sinto que a equipa vai começando a ganhar forma para quando chegarmos às datas que nós queremos, estarmos na melhor forma possível. Por isso, estes jogos em Espanha serviram para isso, para ganhar forma, para ganhar rotinas, para ganhar a consistência naquilo que é o nosso ataque e a nossa defesa, os nossos processos. E acredito que fizemos isso», assegurou o capitão.

Para trás vão ficar as duas derrotas em Espanha, além do triunfo frente aos campeões europeus, e segue-se o torneio triangular de Braga. «Estes dois jogos não tiveram o resultado que queríamos, mas o mais importante neste jogo é os processos dentro do campo para ver como crescemos. E esses processos conseguimos fazer. A partir de agora é trabalhar para melhorar», rematou.

 

E a próxima oportunidade é em casa, no Torneio Internacional de Braga que se realiza na próxima semana (14 a 16 agosto), onde, além de Portugal, estarão igualmente em ação a Suécia (49.º) e a Islândia (50.º), duas seleções que também vão estar no EuroBasket-2025, a primeira integrada no Grupo B e a segunda no C.

O último encontro dos Linces será com o Sporting, a 21 de agosto, em Sines e antes disso é improvável que Mário Gomes divulgue quem são os dois atletas que não vão participar no Europeu, dado que dos 14 que integram atualmente os trabalhos da Seleção Nacional, apenas 12 estarão presentes naquela que será a quarta presença na fase final de um Europeu.