Euforia teve efeito inesperado e vaga nas 'meias' fica decidida por sorteio (vídeo)
A fase de grupos da Taça das Nações do Golfo Pérsico terminou com um cenário de absoluto suspense e contornos inéditos. O apuramento para as meias-finais teve de ser decidido através de um sorteio a realizar no Hotel Intercontinental, em Jeddah, depois de Omã e Iraque terem terminado rigorosamente empatados em todos os critérios de desempate, com base nos regulamentos da competição.
À entrada para a ronda decisiva, o cenário parecia amplamente favorável aos iraquianos, que somavam quatro pontos e uma diferença de golos de +1, enquanto a seleção de Omã, à procura da terceira presença consecutiva nas meias-finais, acumulava apenas um ponto e uma diferença de -3. O arranque da partida no Estádio Prince Abdullah Al-Faisal Sports City parecia afastar de vez as aspirações de mã, já que o Kuwait, orientado por Hélio Sousa, dez vezes campeão e já eliminado, adiantou-se logo aos seis minutos graças a um golo de Shebaib Al-Khaldi.
Em paralelo, no Estádio Al-Inma, a Arábia Saudita e o Iraque protagonizaram uma primeira parte morna, com escassas oportunidades. Contudo, a formação da casa acelerou no segundo tempo para fechar uma fase de grupos perfeita (2-0).
O desfecho em Al-Inma abriu a porta ao milagre de Omã, que precisava de virar o encontro com o Kuwait e construir uma vantagem exata de dois golos. A recuperação começou aos 65 minutos por intermédio de Nasser Al-Rawahi. Aos 81 minutos, Ahmed Al-Rawahi colocou a equipa na frente e, aos 84 minutos, Musab Al-Shaqsy rubricou o 3-1 decisivo.
No entanto, a euforia teve um preço inesperado. Ao celebrar o golo, Al-Shaqsy tirou a camisola e viu o cartão amarelo. Esse castigo disciplinar igualou o registo disciplinar de Omã ao do Iraque, anulando o último critério de desempate desportivo. Com o apito final, gerou-se a confusão no relvado: os jogadores de Omã festejaram a reviravolta enquanto a comitiva iraquiana aguardava informações, com a decisão final do apuramento a realizar-se através de sorteio em Jeddah.
الهدف الثالث لعمان في مرمى الكويت
— شاشا سبورت (@Shasha_Sports) September 29, 2026
استمتعوا بمشاهدة مباريات خليجي 27 على شاشا pic.twitter.com/LoJtni7r04
O sorteio realizou-se mesmo com Al-Shaqsy a suspirar de alívio, uma vez que foi Omã a carimbar o passaporte para as meias-finais.