Matias Canhoto é um dos eleitos para o Mundial (JORGE MATRENO/ANSURFISTAS)

Escolhidos os surfistas para o Mundial júnior

Prova decorre no Rio de Janeiro de 24 de novembro a 3 de dezembro. 12 eleitos. Matias Canhoto e Maria Salgado na comitiva

Estão escolhidos os 12 surfistas portugueses, seis masculinos e seis femininos, que integram a Seleção Nacional que disputará o Mundial de Juniores da International Surfing Association (ISA) que terá lugar no Rio de Janeiro de 24 novembro e 3 de dezembro.

Entre os eleitos pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) constam Jaime Veselko, irmão da campeã nacional, Francisca Veselko, Matias Canhoto e Lua Escudeiro, em sub-16, e Érica Máximo e Maria Salgado, vencedora da última etapa da Liga MEO Surf, em Peniche, Francisco Mittermeyer e João Mendonça.

«O objetivo para este Mundial está mais ou menos em aberto, pois há sempre um grande grau de imprevisibilidade nestes escalões etários, mas apontamos para um lugar acima daquele em que nos classificámos o ano passado, ou seja, melhorar o oitavo lugar de El Salvador», disse, em comunicado, João Aranha, presidente da FPS.

«A idade de acesso à elite do surf internacional é cada vez mais jovem pelo que não podemos subestimar o nível destes atletas e, muito menos, o nível da competição que iremos encontrar no Brasil», acrescentou Aranha.

Os eleitos para o mundial júnior ISA

Sub-16 Feminino

Constância Simões (Ericeira SC)

Lua Escudeiro (ASCC)

Teresa Pereira (CS Porto)

Sub-16 Masculino

Jaime Veselko (Sporting)

Matias Canhoto (PPSC)

Salvador Vala (CRCQL)

Sub-18 Feminino

Erica Máximo (CRCQL)

Maria Dias (ASCC)

Maria Salgado (Ass. Sealand )

Sub-18 Masculino

Francisco Mittermeyer (Estoril)

Francisco Ordonhas (CRCQL)

João Mendonça (Clube de Surf de Aljezur)