Em Denver, nos EUA, celebram a derrota da Sérvia no EuroBasket
A Sérvia ainda não recuperou da derrota da seleção de basquetebol frente à Finlândia nos oitavos de final do Campeonato Europeu, mas em Denver, nos Estados Unidos, há motivos para celebrar, pois Nikola Jokić, a sua principal estrela, terá tempo para descansar antes da exigente temporada com os Nuggets. O que significa o insucesso das «Águias» para a próxima época dos Denver Nuggets?
Após um excelente início de torneio, a Sérvia sofreu uma chocante derrota no sábado contra Lauri Markkanen e a Finlândia. O resultado foi tão surpreendente que até o perfil oficial do FIBA EuroBasket na rede X classificou esta derrota como a «surpresa do século». Quem o escreve é Joey Mistreta para o site especializado Nugg Love.
Como tudo isto se reflete nos Nuggets? – Em Denver, certamente que desejavam que Jokić brilhasse no EuroBasket. O clube quer o melhor para a sua superestrela, e a participação de Jokić neste torneio é muito importante para ele. Provavelmente, está frustrado após a chocante derrota para a Finlândia. Esta derrota poderá motivar ainda mais Jokić para a próxima temporada da NBA. A Sérvia sofreu um choque semelhante no EuroBasket de 2022, e Jokić, depois disso, liderou os Nuggets ao título da NBA. Embora nada seja garantido, é possível que tenhamos um cenário semelhante este ano – escreve o Nugg Love. No mesmo texto, acrescenta-se:
A equipa de Denver apresenta-se diferente esta temporada. Os Nuggets reforçaram o plantel com jogadores de qualidade que complementam as estrelas. Aos 30 anos, é claro que Jokić não abranda. Continua, sem dúvida, a ser um dos melhores basquetebolistas do mundo. Muitos ainda o consideram o melhor jogador da atualidade. O ataque dos Nuggets continua a girar em torno dele – uma receita que lhes tem trazido sucesso ao longo dos anos. Nugg Love.
Na conclusão do texto, lê-se: « Então, a derrota da Sérvia vai realmente afetar os Nuggets na temporada 2025/26? Jokić, mesmo sem motivação, já é uma superestrela, mas quando está motivado – os adversários só podem esperar o melhor.»
A Sérvia no EuroBasket
O EuroBasket 2025 começou a 27 de agosto e decorre até 14 de setembro em quatro países: Finlândia, Polónia, Letónia e Chipre. Participam 24 seleções, que jogarão em quatro grupos. A fase eliminatória do Campeonato Europeu de Basquetebol é disputada em Riga, onde, no grupo A, também jogará a seleção sérvia de basquetebol. A Sérvia esteve no grupo com as equipas da Estónia (vitória por 98:64), Portugal (vitória por 80:69), Letónia (vitória por 84:80), República Checa (vitória por 82:60) e Turquia (derrota por 95:90). No final, a Sérvia terminou a sua participação no Campeonato Europeu com uma derrota frente à Finlândia por 92:86.